O Exterminador do Futuro é considerado o filme com o qual o criador de Avatar e Titanic, James Cameron, e o ícone de ação Arnold Schwarzenegger comemoraram seu grande avanço em Hollywood, mas também é um dos melhores filmes de ação e de ficção científica da história do cinema.
Além disso, a guerra das viagens no tempo entre homem e máquina se ancorou tão profundamente na cultura pop como poucos outros filmes conseguiram – principalmente com uma das citações mais icônicas de todos os tempos: “I'll be back” (Eu voltarei), disse o T-800, interpretado por Schwarzenegger em 1984.
Sobre o que se trata o filme O Exterminador do Futuro?
Num futuro próximo, a guerra entre humanos e máquinas foi deflagrada. Com a tecnologia a seu dispor, um plano inusitado é arquitetado pelas máquinas ao enviar para o passado um andróide (Arnold Schwarzenegger) com a missão de matar a mãe (Linda Hamilton) daquele que viria a se transformar num líder e seu pior inimigo. Contudo, os humanos também conseguem enviar um representante (Michael Biehn) para proteger a mulher e tentar garantir o futuro da humanidade.
O Exterminador do Futuro: uma experiência atemporal
Mesmo que O Exterminador do Futuro entretenha superficialmente com personagens fortes e frases rápidas, com violência intransigente e efeitos especiais impressionantes (para os padrões da época), o suspense de viagem no tempo fascina acima de tudo por causa do paradoxo que assume.
O filme é uma experiência atemporal, sobretudo graças à sua análise do conceito de destino, que ainda é capaz de provocar debates décadas depois. Em algum lugar entre o livre-arbítrio e uma predestinação inescapável para a qual o presente está inevitavelmente caminhando, ele cria muito espaço para interpretação, o que, no final, o torna muito mais do que apenas um filme de ação de ficção científica bruto e legal. É exatamente isso o que ele é, é claro, mas também muito mais.
O primeiro filme da franquia Terminator (título original) vive menos do puro espetáculo do que de sua densa atmosfera. Cameron dá vida a essa distopia sombria junto com o diretor de fotografia Adam Greenberg e o compositor Brad Fiedel, que fazem do filme uma perseguição emocionante do início ao fim – e que mais tarde foram trazidos a bordo novamente para O Exterminador do Futuro 2 - O Julgamento Final.
O Exterminador do Futuro pode ser assistido pelo Amazon Prime Video.