Meu Nome é Gal, a aguardada cinebiografia que conta parte da trajetória da cantora Gal Costa - que nos deixou em 2022 - chega em breve aos cinemas. Mas o público também poderá conferir o filme um pouco antes, durante o Festival do Rio, em outubro.
O cinema nacional neste ano de 2023 está apostando em diversas adaptações de personagens da vida real. E pensando nisso, o AdoroCinema preparou uma lista com alguns destes principais lançamentos, para você não perder nada!
Angela, de Hugo Prata
Angela conta a história da vida e morte da socialite Ângela Diniz, que ficou conhecida após seu assassinato que chocou o país. Na trama, Angela (Isis Valverde) conhece Raul (Gabriel Braga Nunes) e acredita ter encontrado alguém que ama seu espírito livre tanto quanto ela.
A atração avassaladora faz o casal largar tudo e viver o sonho de reconstruir suas vidas na praia, mas a relação declina rapidamente para o abuso e violência, terminando em um dos crimes mais marcantes do Brasil.
Ângela está em cartaz nos cinemas.
Nosso sonho, de Eduardo Albergaria
Nosso Sonho apresenta a história da famosa dupla de cantores brasileiros Claudinho e Buchecha (interpretados, respectivamente, por Lucas Penteado e Juan Paiva). Partindo de uma comunidade em Niterói, no Rio de Janeiro, a dupla dominou as rádios do Brasil e conquistou o status de maiores fenômenos do funk melody nacional de todos os tempos.
No filme, também conhecemos a história e as inspirações por trás dos maiores hits da carreira dos cantores, que permaneceram juntos até 2002, quando Claudinho faleceu em um acidente de carro.
Nosso Sonho está em cartaz nos cinemas.
Cinema é "deixado para depois" na retomada da Cota de Tela para produções nacionais; entenda o que isso significaMussum, o Filmis, de Silvio Guindane
Destaque no Festival de Gramado, Mussum, o Filmis conta a história da vida de Antônio Carlos Bernardes Gomes, popularmente apelidado de Mussum (interpretado, no filme, pelo ator Ailton Graça). Tendo crescido como um garoto pobre, filho de empregada doméstica analfabeta e com passado militar, Mussum ficou conhecido por ter se tornado um dos maiores humoristas do Brasil.
Fundador do grupo Os Originais do Samba, ele encontrou seu caminho para a fama na televisão após se unir ao famoso quarteto Os Trapalhões, formado por - além dele - Renato Aragão, Dedé Santana e Zacarias.
Mussum, o Filmis chega aos cinemas dia 2 de novembro e também passará pelo Festival do Rio.
Meu Nome é Gal, de Dandara Ferreira e Lô Politi
Meu Nome é Gal acompanha a trajetória de Maria da Graça Costa Penna Burgos antes de se tornar a famosa cantora Gal Costa (Sophie Charlotte). Sempre tímida quando criança, Gal decidiu se arriscar na vida e se mudar para o Rio de Janeiro aos seus 20 anos de idade.
A cantora acaba fazendo amigos como Caetano Veloso, Maria Bethânia, Gilberto Gil e Dedé Gadelha, que acompanham os primeiros passos de Gal na música profissional no final da década de 1960. Com os amigos ajudando a dar o empurrão na carreira de Gal, e com outros artistas, eles formam o movimento da Tropicália. Esses são os episódios retratados no longa.
Meu Nome é Gal estreia em 12 de outubro, nos cinemas. E também passará pelo Festival do Rio.
Meu Sangue Ferve Por Você
Meu Sangue Ferve Por Você narra a história da paixão de Sydney Magal (interpretado por Filipe Bragança) à primeira vista com Magali West (Giovana Cordeiro), iniciada em 1982, com uma troca de olhares em um concurso de beleza.
Nascido e criado em uma família de artistas, Sydney iniciou sua carreira em casas noturnas nos anos 70 e 80, estourando como um cantor de músicas românticas e, principalmente, sensuais.
Meu Sangue Ferve Por Você está confirmado na programação do Festival do Rio de 2023, porém ainda sem previsão para estrear nos cinemas.
Outros destaques previstos para 2024, são os longas Mauricio de Sousa — O filme, Mamonas Assassinas — O impossível não existe e Dá licença de contar, inspirado na obra de Adoniran Barbosa. Além de Silvio Santos - O Sequestro.
O Festival do Rio 2023 acontece de 5 a 15 de outubro, no Rio de Janeiro.