Estrelando Ben Affleck, Anna Kendrick e J.K. Simmons, O Contator, de 2016, O Contador é um ótimo suspense de ação com doses de humor sombrio que tem como protagonista um homem que, desde a infância, sofre com ruídos altos e problemas de sensibilidade, devido ao autismo.
Apesar da oferta de ir para uma clínica voltada para crianças especiais, seu pai insiste que ele permaneça morando em casa. Ao crescer, Christian Wolff se torna um contador extremamente dedicado, graças à facilidade que tem com números. Tudo muda quando ele passa a trabalhar para algumas das mais perigosas organizações criminosas do mundo.
Ao ser contratado para vistoriar os livros contábeis da Living Robotics, criada e gerenciada por Lamar Blackburn (John Lithgow), Wolff logo descobre uma fraude de dezenas de milhões de dólares, o que coloca em risco sua vida e da colega de trabalho Dana Cummings (Anna Kendrick).
Um famoso Ben Affleck
Não é de surpreender que O Contador mais uma vez nos coloque na mesma caixa de clichês do autismo que Rain Man (1988) já usou. No entanto, o filme de Gavin O'Connor funciona porque ele pode confiar em seu ator principal.
“O Contador ainda funciona razoavelmente pelo lado da diversão, graças às boas cenas de ação, brutais e secas. Affleck compõe de forma correta um Wolff bastante sisudo e sem emoções, de forma a ressaltar seu deslocamento perante todos à sua volta”, diz a crítica do AdoroCinema.
Enquanto isso, a crítica do site Filmstarts, parceiro do AdoroCinema, destaca que Ben Affleck domina perfeitamente a grande contrariedade de seu personagem: “Com ele, até mesmo esse desdenhoso assassino de contadores parece simpático e, mesmo quando ele muda suavemente de ser um homem honesto para o modo John Wick, você não tem a impressão de que, estritamente falando, ele não tenha realmente um caráter coerente”.
O resto fica a cargo de lutas bem coreografadas, imagens atmosféricas e uma dose muito agradável de humor negro.
O Contador está disponível no HBO Max.