Stanley Kubrick fez mais de uma obra-prima com O Iluminado e 2001: Uma Odisseia no Espaço. No entanto, um de seus melhores filmes é muitas vezes esquecido: o angustiante filme antiguerra Glória Feita de Sangue, com a lendária atuação de Kirk Douglas (Spartacus) como Coronel Dax. Você pode assistí-lo no serviço de streaming Looke.
O filme de guerra Glória Feita de Sangue foi proibido na Espanha por 29 anos e expulso da Berlinale na Alemanha
Quando Glória Feita de Sangue foi lançado em 1957, a situação política na Europa era um pouco diferente da atual. Vários governos hesitaram em tornar a mensagem acessível a um público mais amplo. Isso porque o filme de guerra de Stanley Kubrick tem uma forte postura antimilitar.
Qual a trama de Glória Feita de Sangue?: um ambicioso general francês quer fazer carreira na Primeira Guerra Mundial. Ele comanda a invasão desesperada de uma fortaleza alemã, mas os soldados se recusam. O general procura bodes expiatórios e quer que três dos soldados sejam mortos por "covardia diante do inimigo". O comandante do regimento, Coronel Dax (Kirk Douglas), quer responsabilizar os verdadeiros culpados perante a corte marcial: os generais.
![](https://br.web.img2.acsta.net/img/17/b3/17b3f3da241cd94deec72ffaa4692a2c.jpg)
A França e a Espanha, em particular, ficaram indignadas - e no regime espanhol de Franco, Glória Feita de Sangue recebeu a mais longa proibição. O público de lá teve que esperar 29 anos pela primeira exibição, de acordo com a Screenrant.
Todas as proibições e restrições de Glória Feita de Sangue em cada país:
- Na Bélgica, foi necessário exibir um aviso antes do filme informando que a história era um caso individual.
- Na Alemanha, o filme foi expulso da Berlinale e só foi exibido dois anos depois de seu lançamento - para manter boas relações com a França.
- Os EUA proibiram todas as instalações militares de exibir o filme.
- Na Suíça, Glória Feita de Sangue não teve permissão para ser exibido por 13 anos porque era "inegavelmente ofensivo" para a França, segundo o New York Times em 1975.
- Na França, o governo exerceu tanta pressão sobre a distribuidora que reteve Glória Feita de Sangue por 18 anos.
- Na Espanha, o filme contra a guerra foi proibido por 29 anos e exibido pela primeira vez em 1986.
Atualmente, Glória Feita de Sangue, de Stanley Kubrick, é considerado um dos melhores filmes contra a guerra já feitos. O IMDb até o classificou como o 62º melhor filme de todos os tempos.