Não é fácil enfrentar a adaptação de um clássico dos quadrinhos com fãs obstinados, e Zack Snyder sabia que estava enfrentando um dos desafios mais difíceis de sua vida quando decidiu tornar Watchmen seu. O filme entrou e saiu de produção desde 1987 e contou com nomes como Darren Aronofsky, Paul Greengrass, David Hayter e Terry Gilliam, que abandonaram o projeto por considerá-lo “impossível de filmar”. No final, Snyder fez um bom trabalho... Embora certamente não seja perfeito.
Patrick Wilson defende Watchmen de Zack Snyder: "Você precisou disso para poder fazer Os Vingadores mais tarde"QUEM VIGIA OS VIGILANTES?
Se você acompanhou de perto a adaptação do quadrinho de Alan Moore e Dave Gibbons, com certeza ficou surpreso ao vê-lo filmado, pois a cada semana um novo nome vinha à tona, de Michael Bay a Tim Burton. E Snyder não teria conseguido se não fosse o fato de os produtores terem ficado realmente maravilhados com sua adaptação de 300, mais uma daquelas histórias em quadrinhos impossíveis de adaptar. Se pudesse fazer isso com sucesso, como ele poderia não sair ileso de Watchmen?
Bom, mais ou menos, pois também tem suas falhas do ponto de vista técnico. Vejam esta cena em que Ozymandias (Matthew Goode) entra por uma porta iluminada, revelando uma sombra alongada com seu tigre ao lado que não projeta absolutamente nada. Será talvez um tigre com o poder de não lançar sombra? Quem entrou furtivamente quando se tratou de adicioná-lo por CGI?
De qualquer forma, é um erro mínimo num filme que, sem ser um sucesso de bilheteria, foi revalorizado ao longo do tempo e até fez com que a Warner não tivesse medo de produzir uma fabulosa série criada por Damon Lindelof anos depois, sobrevoando a obra original e a transformando em uma série sobre racismo sistêmico nos Estados Unidos.