Com seu segundo longa-metragem, Christopher Nolan já criou um clássico cult moderno: Amnésia (2000) conta a história de um homem que está procurando o assassino de sua esposa – uma tarefa que é dificultada a ele, devido a uma rara forma de perda de memória.
Leonard Shelby (Guy Pearce) tem que se contentar com fotos Polaroid, tatuagens e anotações para se lembrar de seu progresso e de suas descobertas um dia depois. O destaque do filme: Nolan conta a busca por pistas de trás para frente.
Muitos críticos consideraram Amnésia um dos melhores filmes daquele ano, e o suspense indie também foi um enorme sucesso de bilheteria. Tão bem-sucedido, na verdade, que apenas alguns anos depois foram feitas duas refilmagens – o que não agradou muito ao diretor de Oppenheimer.
Há filmes excelentes, visualmente poderosos e exuberantemente originais de Bollywood. E há remakes (não autorizados, em sua maioria) de filmes de sucesso dos EUA. Apenas quatro anos após o filme original, o cineasta indiano A.R. Murugadoss trabalhou em uma adaptação no idioma tâmil, apenas para fazer um segundo remake de Amnésia em hindi três anos depois, que se tornou um grande sucesso na Índia: Ghajini.
As semelhanças entre Amnésia e os dois filmes Ghajini são impressionantes. No entanto, o filme norte-americano e a versão de Bollywood diferem bastante em muitos aspectos. Enquanto Amnésia é um neo-noir sombrio que não ultrapassa a marca de duas horas, Ghajini é um suspense de ação de três horas que não dispensa os números musicais tão típicos de Bollywood.
A icônica cena da tatuagem de Amnésia está completamente ausente, mas ainda é bastante óbvio qual filme foi a inspiração para isso.
Christopher Nolan não ficou satisfeito com o remake
O ator e produtor de Bollywood Anil Kapoor já fez um teste para um papel em A Origem e diz ser um grande fã dos filmes de Christopher Nolan. Durante uma entrevista na TV, ele falou sobre uma conversa que teve com o criador de Batman - O Cavaleiro das Trevas.
Segundo o ator, Nolan teria expressado claramente seu descontentamento pelo fato de sua permissão não ter sido solicitada, nem ter sido mencionado nos créditos.
Mas embora a Warner Bros. tenha tomado medidas legais contra um remake de Bollywood de O Curioso Caso de Benjamin Button, Nolan deixou por isso mesmo e se absteve de tomar medidas legais - mas não houve outros remakes não autorizados desde então.