Essa informação pode ter passado despercebida para muita gente, mas Tim Burton quase dirigiu um filme do Homem de Aço. O longa abandonado Superman Lives ecoa até hoje como um dos projetos mais frustrantes da carreira do cineasta.
A história hipotética que teve uma pequena homenagem em The Flash deveria entrar em produção após Batman (1989) e Batman: O Retorno (1992), filmes dirigidos pelo cineasta responsáveis por mais de meio bilhão de dólares. Na época, Nicolas Cage deveria interpretar o Super-Homem.
"É muito perturbador!": Tim Burton fica furioso com uso do seu estilo em artes de inteligência artificial"Ele era mais um Superman dos anos 1980 com um cabelo longo e preto, estilo samurai. Achei que seria um Superman realmente diferente, com um ar emo, mas nunca chegamos lá", disse Cage sobre a abordagem do personagem.
Após um período de intensa divulgação, o projeto foi descartado pelo estúdio pelo receio de que a versão de Burton fugisse demais do material de origem. Em entrevista ao BFI, o diretor voltou ao tema.
"Ridículo e horrível": As polêmicas palavras de James Gunn sobre os filmes do Batman de Tim Burton e Christopher Nolan“Não, não me arrependo”, disse ele. “Eu vou dizer o seguinte: quando você trabalha tanto tempo em um projeto e isso não acontece, isso te afeta pelo resto da vida. Porque você se apaixona pelas coisas, e cada coisa é uma jornada desconhecida, e ainda não estava lá. Mas é uma daquelas experiências que nunca te abandona, nem um pouco.”
As teorias que envolvem essa versão do herói seguem em pauta até hoje. Há, inclusive, um documentário que investiga os detalhes sobre o longa-metragem nunca gravado. Dirigido por Jon Schnepp, The Death of 'Superman Lives': What Happened? conta com interessantes entrevistas sobre o assunto.
“Isso sempre foi positivo e negativo para mim”, disse Cage em 2022 . “É positivo porque deixou o personagem, e o que Tim [Burton] e eu poderíamos ter feito, no reino da imaginação - que é sempre mais poderoso do que concreto. E um ponto negativo porque acho que teria sido especial. Existe uma chance? Quem sabe."