Harry Potter e a Pedra Filosofal marcou o início de uma das adaptações literárias mais amadas - e bem-sucedidas - de todos os tempos. Além de introduzir a querida turma de bruxinhos de Hogwarts, o primeiro filme também foi responsável por, de cara, trazer um dos maiores mistérios da franquia - que envolve o atrapalhado Neville Longbottom (Matthew Lewis).
Estamos falando de quando o garoto recebe um Lembrol, espécie de esfera mágica que se enche de uma fumaça vermelha toda vez que seu dono esquece algo. Infelizmente, como vemos no filme, o objeto não diz o que foi esquecido, causando uma enorme frustração em Neville e, claro, no público também. Felizmente, a resposta está na própria cena: ele esqueceu sua capa.
Apesar de não haver nenhuma menção explícita à vestimenta no diálogo, basta observarmos atentamente para perceber que Neville é o único aluno no Salão Principal que não está usando a peça que complementa o uniforme escolar.
Ironicamente, conforme avançamos nos filmes, podemos ver que os uniformes foram sendo gradativamente deixados de lado, e a explicação por trás desse detalhe é bem interessante. De acordo com a figurinista Jany Temime, em entrevista à InStyle, a mudança foi pensada para que o público conseguisse se identificar mais com os personagens.
Achei que eles deveriam parecer crianças normais. Eu queria uma sensação real. Queria fazer de Harry Potter não uma pequena história que você lê na cama, mas algo real. Porque no final das contas, eles são adolescentes vindos de famílias disfuncionais, todos eles, morando juntos em um internato e todas aquelas crianças têm dons especiais.
Todos os filmes de Harry Potter estão disponíveis na HBO Max.