Christopher Nolan dirige filmes há mais de duas décadas e embora a sua filmografia não seja propriamente uma das mais extensas, certamente é uma das mais eficazes. Hoje com 53 anos de idade, o diretor não conta com grandes altos e baixos na carreira, garantindo boa parte dos apaixonados por cinema que seu trabalho beira o estado da arte.
Interestelar, Amnésia, A Origem, Batman - O Cavaleiro das Trevas e agora Oppenheimer são apenas alguns dos títulos que automaticamente associamos quando o nome de Nolan é mencionado - e esquecemos que Following, primeiro longa-metragem do cineasta, foi sem dúvida um dos mais decisivos de sua vida.
Lançado em 1998, Following foi dirigido, roteirizado, editado e também teve fotografia planejada por Nolan. O projeto foi seu primeiro longa após uma série de curtas-metragens, custando ao todo US$6 mil para ser produzido. A maioria dos membros do elenco eram amigos do diretor, ocorrendo, as filmagens, durante diversos fins de semana por um ano inteiro.
Inspirado na experiência pessoal do próprio cineasta, cujo apartamento em Londres foi assaltado no passado, em Following acompanhamos a história de um jovem escritor desempregado que vive de observar e escrever sobre estranhos na rua. Um dia, ele se depara com Cobb, um ladrão audacioso que o convence a invadir o apartamento de uma mulher. Intrigado cada vez mais pela história do gatuno e sua vida repleta de adrenalina, nosso protagonista, então, perde controle da própria jornada.
Este filme tem um dos melhores finais de todos os tempos, segundo o diretor Christopher NolanA boa recepção de Following e os grandes elogios da crítica - 85% de aprovação no Rotten Tomatoes - colocaram no mapa um até então desconhecido Christopher Nolan. Após terminar o projeto, o diretor assumiu a possibilidade de lançar Amnésia, uma produção de excelência que o posicionou de vez sob os holofotes hollywoodianos. Desta forma, o primeiro longa do astro pode ser considerado um dos mais importantes pilares de sua carreira, mesmo que, muitas das vezes, esqueçamos que ele exista.