Embora os acontecimentos da vida real sejam uma fonte inesgotável de inspiração para títulos cinematográficos, é menos comum que estejam presentes em obras de ficção científica - um gênero especulativo que propõe cenários, na maior parte das vezes, ainda não concretizados. Entretanto, em 2011, Hollywood viu chegar às salas escuras Invasão do Mundo: Batalha de Los Angeles, um longa-metragem que, apesar de poucos terem o conhecimento, foi inspirado por fatos verdadeiros.
Na trama, uma chuva de meteoros repentinamente atinge a Terra. Logo descobre-se que na verdade o fenômeno foi causado por naves alienígenas - essas, munidas de uma raça que deseja exterminar os seres humanos. A cidade de Los Angeles, então, vira alvo de uma série de batalhas por sobrevivência, assim como diversas outras localidades de nosso planeta.
Embora a premissa do filme não pareça indicar que ele seja baseado em acontecimentos reais, a verdade é que Invasão do Mundo é parcialmente inspirado na Batalha de Los Angeles, um ataque de artilharia antiaérea ocorrido na cidade de Los Angeles, na Segunda Guerra Mundial, mais especificamente na noite de 24 de fevereiro de 1942. Na época, apenas oito semanas haviam se passado desde o ataque da Marinha Japonesa a Pearl Harbor, então Los Angeles estava em um estado de total alerta, com os militares norte-americanos temendo que Hollywood fosse o próximo alvo.
Esta ficção científica de 2006 “previu” tantos detalhes do futuro que é considerada uma obra-primaNaquela noite, o radar e algumas testemunhas oculares relataram uma aeronave desconhecida voar sobre a área. Uma ordem de blecaute foi então emitida, com sirenes de ataque aéreo soando por toda a cidade, enquanto a artilharia antiaérea cobria o local. Porém, quando a fumaça se dissipou e o sol da manhã nasceu, não havia sinal do inimigo.
O ocorrido foi inicialmente atribuído a uma reação exagerada por parte dos militares dos EUA, mas durante o passar dos anos, especialistas em OVNIs também especularam que o veículo que muitos disseram ter visto naquela noite era uma nave extraterrestre.
De acordo com um dos trailers de divulgação do filme, os invasores alienígenas teriam passado décadas planejando seu ataque e, como Aaron Eckhart, protagonista do longa, explicou ao ScreenRant no passado, as teorias da conspiração em torno do acontecimento colaboraram para que o filme ganhasse contornos ainda mais dramáticos.