Na década de 2000, Steven Spielberg teve o que continua sendo uma impressionante era de ficção científica, produzindo três obras-primas muito diferentes do gênero: o moderno Pinóquio, A.I. - inteligência Artificial, o trauma da invasão Guerra dos Mundos e o thriller de ficção científica Minority Report – A Nova Lei. Este último está disponível para aluguel e quem se perguntou desde a primeira vez como a história vai continuar, pode descobrir em uma série, por sua própria conta e risco.
Tom Cruise pode prevenir o crime no Minority Report (ele pensa)
O filme de ficção científica é baseado na história de Philip K. Dick e se passa no ano de 2054. Tom Cruise interpreta John Anderton, que participa de um projeto piloto de previsão de crime depois que seu filho é sequestrado. Com a ajuda dos chamados precogs (incluindo Samantha Morton), os futuros perpetradores são identificados e colocados em coma. Quando Anderton descobre erros no sistema e acaba ele mesmo na lista de procurados, o protagonista começa a duvidar das intenções puras por trás do programa.
Equipado com uma visão realista do futuro, o elegante jogo de luz e sombra do cinegrafista Janusz Kaminski e perseguições de carros em ritmo acelerado, Minority Report é um dos sucessos de bilheteria de ficção científica mais divertidos de sua época. Mas o núcleo distópico e sério de sua visão do futuro não se perde por baixo. Spielberg fez um blockbuster adulto com um toque de Hitchcock no melhor sentido da palavra, o que não prolonga sua ágil história de crime nem por um segundo a mais.
Os 10 melhores filmes de Tom Cruise, de Top Gun: Maverick a Jerry Maguire: Veja quais são as produções imperdíveisA série de ficção científica continuou a história do filme
Não havia, portanto, nenhuma razão urgente para a continuação do longa-metragem. Em 2015, a produtora de Spielberg, Amblin, tentou mesmo assim, junto com a Paramount e a Fox. A versão da série foi (imaginativamente) chamada Minority Report. Ambientado 11 anos após os acontecimentos do filme, trata-se de um precog (Stark Sands, de Inside Llewyn Davis: Balada de um Homem Comum) que se propõe a prevenir o crime por conta própria.
O episódio piloto da série foi dirigido por Mark Mylod, também diretor de O Menu e Game of Thrones, e escrito por Max Borenstein (Godzilla vs Kong) mas isso não ajudou muito. Minority Report falhou com a crítica e o público. Devido à baixa audiência, a emissora, Fox, encurtou os 13 episódios encomendados para 10 e cancelou a série.
Onde você pode assistir a Minority Report
Se quiser curtir ou acompanhar o filme sem interrupções comerciais, Minority Report, o filme, está disponível para aluguel no Youtube e Google Play.
Já a série, entretanto, não está disponível em nenhum streaming no Brasil.