O faroeste teve uma morte espetacular no início da década de 1980. Durante anos, ninguém se atreveu a abordar o gênero. Até Dança com Lobos. O épico de 181 minutos de Kevin Costner é um dos filmes que tornaram as aventuras de caubói novamente populares na década de 1990. Até hoje, é o filme de maior sucesso de Costner.
Qual é a história?
No início da década de 1860, o soldado americano John Dunbar (Costner), ferido de guerra, é transferido para a fronteira dos EUA, que faz divisa diretamente com as áreas de assentamento de tribos indígenas e é considerada um risco de incêndio.
Após tentativas arriscadas de aproximação com a tribo da etnia Lakota-Sioux, ele finalmente aprende sobre suas tradições. E questiona cada vez mais as pretensões civilizatórias de sua cultura branca.
Dança com Lobos se tornou um sucesso estrondoso em 1990 e ganhou sete prêmios no Oscar, incluindo Melhor Filme. Pouco antes, Costner teve que lutar pela produção, conforme noticiou o jornal americano Los Angeles Times. Após o infame desastre de O Portal do Paraíso, o faroeste foi considerado um fracasso de bilheteria - e Dança com Lobos foi fundamental para trazer o gênero de volta ao cinema.