O novo filme estrelado por Emma Stone, Pobres Criaturas, fez sua estreia mundial nesta sexta-feira (1) durante o Festival de Veneza deste ano e conquistou os críticos que assistiram ao novo trabalho de Yorgos Lanthimos no prestigiado festival de cinema – onde a produção faz parte da competição principal e disputa o cobiçado Leão de Ouro.
Pobres Criaturas abriu com 100% de aprovação (de 18 avaliações) no Rotten Tomatoes, com as críticas destacando que esse seria o melhor filme da carreira de Yorgos Lanthimos, diretor indicado quatro vezes ao Oscar e conhecido por O Lagosta, O Sacrifício do Cervo Sagrado e A Favorita, e também renderam elogios à atuação de Emma Stone.
Com isso, a produção desponta com força para o próximo Oscar, assim como a protagonista Emma Stone, que poderia ser indicada pela quarta vez, sendo que ela conquistou um Oscar de melhor atriz por La La Land - Cantando Estações. Ela recebeu indicação de atriz coadjuvante pelo trabalho anterior de Yorgos Lanthimos, A Favorita.
Emma Stone deu 20 tapas na cara de Willem Dafoe em novo filme: “É isso que você quer dos atores”Veja abaixo algumas impressões dos críticos sobre Pobres Criaturas:
(Variety) "Estranhamente movendo-se em seu fervor e abundância".
(The Hollywood Reporter) "Puro deslumbre".
(IndieWire) "O melhor filme da carreira de Lanthimos... mordazmente engraçado, caprichoso e maluco, despretensioso e despretensioso, cheio de tanta coisa para adorar que tentar analisar tudo aqui parece uma resposta lamentável às ambições do filme".
(The Guardian) "Tudo nele – cada quadro, cada imagem, cada piada, cada performance – provoca um suspiro de excitação".
(Vanity Fair) "Ao fazer um filme sobre crescimento (entre outras coisas), Lanthimos parece ter amadurecido um pouco também".
(Screen International) "Mesmo enquanto o filme navega despreocupadamente em uma estratosfera imaginativa e rarefeita, ele está ancorado na realidade emocional por uma atuação deslumbrante de Emma Stone – na verdade, superando sua virada reveladora em A Favorita".
(Independent UK) "Pode ser muito subversivo e excêntrico para os gostos mais convencionais, mas é um filme primorosamente feito. Quanto à Stone? Ela dá um toque de estrela extremamente inventivo".
Qual é a história de Pobres Criaturas?
Pobres Criaturas se passa na Era Vitoriana e acompanha Bella Baxter (Emma Stone), trazida de volta à vida após seu cérebro ser substituído pelo do filho que ainda não nasceu. O experimento é realizado pelo doutor Godwin Baxter (Willem Dafoe), um cientista brilhante, mas nada ortodoxo, Sob sua proteção, Bella está ansiosa para aprender. Faminta pelo mundanismo que lhe falta, ela foge com Duncan Wedderburn (Mark Ruffalo), um advogado astuto e debochado, em uma aventura turbulenta pelos continentes.
Pobres Criaturas chega aos cinemas brasileiros em 1º de fevereiro de 2024.