Um dos filmes mais esperados do ano, Ferrari de Michael Mann fez sua estreia mundial no Festival de Veneza 2023, que acontece até 9 de setembro, onde disputa o cobiçado Leão de Ouro. Com isso, saíram as primeiras críticas da produção estrelada por Adam Driver, Penélope Cruz, Shailene Woodley e o brasileiro Gabriel Leone.
"Estou orgulhoso de estar aqui": No Festival de Veneza 2023, Adam Driver detona Netflix e Amazon por não atenderem demandas da greveNo geral, as impressões estão sendo positivas dos veículos que assistiram a estreia de Ferrari em Veneza. Até o momento da publicação desta matéria, o novo filme de Michael Mann está com nota 75/10 no Metacritic e 77% de aprovação no Rotten Tomatoes.
Confira algumas impressões da imprensa sobre Ferrari:
(Variety) "O espectro da morte assombra as cenas de corrida em 'Ferrari'. Isso faz parte de sua carga inebriante. Mas não é apenas a ação que está repleta de perigos emocionantes. Cada momento do drama se move com uma sensação de pavor de alto risco, de turbulência emocional subjacente... Tem aquela intensidade de controle, aquele fascínio humano em camadas, aquela honestidade catártica sobre o que realmente é a vida".
(Vanity Fair) "O filme de Mann é ainda mais prazeroso por sua consideração e moderação".
(The Hollywood Reporter) "É improvável que Ferrari seja considerado o Mann canônico, sem o estilo brilhante e contundente de seu melhor trabalho. Mas os admiradores da produção cinematográfica musculosa e de alta intensidade do diretor não ficarão sem recompensas".
(BBC) "As sequências de corrida têm energia e perigo suficientes para aumentar a pulsação, mas o resto da Ferrari... bem, certamente um filme sobre carros de alta velocidade não deveria avançar tão lentamente quanto este".
(The Guardian) "Cruz traz ousadia, rancor e paixão ao papel de Laura, mas não há muito que Woodley possa fazer no papel ingrato de Lina. E Driver é um pai de família remoto e pouco envolvente. Mas ninguém poderia duvidar do estilo com que Mann encena aquelas cenas de corrida, com seu perigo e horror".
(The Playlist) "Assim como o estilo, espera-se uma seriedade cativante de um filme de Mann, e assistir homens emocionalmente atrofiados discutindo amor ou beleza, como Enzo faz durante a discussão motora com seu filho, é sempre encantador. Mas toda essa beleza e sinceridade são minadas por uma narrativa estranhamente desfocada e desapaixonada. E vindo de um cineasta como Mann, é uma grande surpresa".
No verão de 1957, por trás do espetáculo da Fórmula 1, o ex-piloto Enzo Ferrari (Adam Driver) está em crise. A falência ameaça a fábrica que ele e sua esposa, Laura (Penélope Cruz), construíram do nada dez anos antes. O seu casamento é prejudicado pela perda do filho, Dino. Para complicar, seu caso com Lina Lardi (Shailene Woodley) resulta em um filho, que ele luta para reconhecer. Porém, a paixão dos seus pilotos pela vitória os leva ao limite à medida que se lançam na traiçoeira corrida de 1.600 km pela Itália, a Mille Miglia.
Ferrari chega aos cinemas brasileiros no primeiro trimestre de 2024.