Minha conta
    No streaming: Se você gostou de Coringa, precisa assistir esta obra-prima, que é um dos filmes favoritos do leitores do AdoroCinema
    Giovanni Rodrigues
    Giovanni Rodrigues
    -Redação
    Já fui aspirante a x-men, caça-vampiros e paleontólogo. Contudo, me contentei em seguir como jornalista. É o misto perfeito entre saber de tudo um pouquinho e falar sobre sua obsessão por nichos que aparentemente ninguém liga (ligam sim).

    A obra-prima indiscutível de Martin Scorsese está disponível em streaming.

    Seja Touro Indomável, O Rei da Comédia, Os Bons Companheiros, Silêncio e muitos outros: a obra de Martin Scorsese está repleta de inúmeras obras-primas. Contudo, é quase uma unanimidade a opinião de que o diretor ítalo-americano fez seu melhor filme em Taxi Driver, de 1976, uma crônica urbana profundamente triste e que está disponível no streaming Looke.

    QUAL A TRAMA DE TAXI DRIVER?

    Travis Bickle (Robert De Niro) volta traumatizado da Guerra do Vietnã. Em Nova York, ele trabalha como motorista de táxi e fica livre de sonhos, desejos e ambições. Em seu tempo livre, ele visita cinemas pornôs e, assim, assusta permanentemente sua única conhecida, Betsy (Cybill Shepherd).

    As experiências da guerra não deixam Travis em paz e ele fica cada vez mais alucinado com a ideia de ter de limpar as ruas de Nova York da escória humana. Quando não consegue converter uma prostituta adolescente (Jodie Foster), o homem perturbado se equipa com várias pistolas e planeja um ataque sangrento.

    Taxi Driver - Motorista de Táxi
    Taxi Driver - Motorista de Táxi
    Data de lançamento 22 de março de 1976 | 1h 55min
    Criador(es): Martin Scorsese
    Com Robert De Niro, Jodie Foster, Harvey Keitel
    Usuários
    4,4
    Assistir em streaming

    COMO CORINGA E O TAXI DRIVER ESTÃO CONECTADOS?

    É claro que estou entoando o mesmo coro quando digo que Taxi Driver é um dos grandes momentos do cinema americano. Os usuários do AdoroCinema atribuem a ele uma classificação alta, com 4,4 de 5 estrelas, e o filme é frequentemente citado como um dos melhores de todos os tempos. O interessante para o público mais jovem, no entanto, é que Taxi Driver teve uma influência decisiva no Coringa de Todd Phillips, que se tornou um sucesso gigantesco em 2019.

    Ao fazer isso, Todd Phillips não se baseou apenas na estética das ruas manchadas de uma época longínqua da cidade de Nova York, declarando a metrópole um pântano miserável de sexo e amoralidade. Arthur Fleck (vencedor do Oscar: Joaquin Phoenix) e Travis Bickle também se assemelham em sua estrutura de personalidade, pois ambos retratam dois forasteiros esquecidos pela vida, para os quais a solidão da cidade grande se infiltra gradualmente no cérebro.

    Ambos tomam a decisão de dar o exemplo. Enquanto Coringa molda um ícone no processo, Taxi Driver prepara um caminho para a escuridão, no qual a esperança de que uma chuva forte finalmente limpe as ruas novamente só leva Travis a revelar sua própria miséria. Como um estudo de personagem, Taxi Driver também é mais profundo porque não se baseia em explicações psicológicas vulgares.

    O melhor filme brasileiro de todos os tempos foi resgatado por Martin Scorsese; diretor já declarou ser fã do cinema nacional

    UM ESTUDO DE PERSONAGEM INESQUECÍVEL

    Durante muito tempo, o marco de Martin Scorsese funcionou como um filme de estado de espírito assombroso que cria uma sensação de como deve ter sido estar em Nova York nos anos 1970. O mau cheiro repugnante, as pilhas absurdas de lixo, os viciados em drogas que se matavam nas ruas e as prostitutas (muitas vezes menores de idade) que entravam em carros com homens estranhos e nunca mais eram vistas.

    Columbia Pictures

    A partir dessa imagem atmosférica, Martin Scorsese e o roteirista Paul Schrader criam uma reflexão sobre a solidão que se transforma de raiva em loucura. O que Taxi Driver consegue fazer de forma tão brilhante é a ambivalência de Travis Bickle, personificado de forma fenomenal por Robert De Niro: na verdade, ele ainda possui a compaixão necessária para querer se aproximar das pessoas ajudando-as, mas esse veterano está perdido em si mesmo. Tanto que acredita que a violência pura e simples é um meio legítimo de comunicação.

    Embora Travis odeie o mundo noturno de Nova York, ele se lança nele repetidas vezes e, por meio de suas visitas aos cinemas pornôs, gradualmente se torna parte da cultura desinibida que tanto despreza. Na verdade, Travis não está lutando contra os abismos de uma sociedade decadente, mas apenas contra si mesmo - e é exatamente essa dicotomia envolvente que eleva Taxi Driver a uma verdadeira obra-prima.

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Back to Top