Em 2023, a tecnologia de inteligência artificial tem sido um tema de discussão em todas as áreas – e não é diferente com o cinema. As IA já são personagens recorrentes da ficção há muitos anos e, mais recentemente, Missão: Impossível - Acerto de Contas Parte 1 a usou como antagonista para a história de Ethan Hunt (Tom Cruise).
O que talvez você não saiba é que a inteligência artificial do filme tinha, originalmente, uma aparência diferente, que precisou ser modificada para evitar comparações com outra saga clássica das telonas.
Isso porque o design original da Entidade era parecido demais com o olho de Sauron, de O Senhor dos Anéis. Em entrevista à Empire, o diretor de Missão: Impossível 7, Christopher McQuarrie disse que não tinha notado tanta semelhança até ouvir opiniões de espectadores e reassistir O Senhor dos Anéis.
“Nas primeiras exibições para amigos e familiares, as pessoas disseram que [a Entidade] era tipo o olho de Sauron. Eu pensei ‘não, não é, porque o olho de Sauron não se move. Na minha memória, era extremamente estático. Simplesmente mudei o olho de vermelho para azul. Eu trouxe o azul em todo o espectro branco nas projeções e, de repente, lá estava. A Entidade estava em todo lugar”, contou.
Segundo o diretor, o visual da Entidade foi um aspecto importante trabalhado no filme de Tom Cruise. “O que eu queria era algo que não apenas olhasse nos seus olhos – mas estaria estudando seu rosto, olhando ao redor, estudando tudo ao seu redor. É faminto está pesquisando. Não é desatento, é totalmente atento”, explicou McQuarrie. Bem, resta saber qual olho seria poderoso em uma encarada entre os dois.
Missão: Impossível 8 tem estreia prevista para 2024 nos cinemas.