Minha conta
    Agente Stone: A cena com grandes estrelas que expõe duas falhas graves do filme de Gal Gadot Netflix
    Giovanna Ribeiro
    Giovanna Ribeiro
    -Redatora e Crítica
    Aprendeu com Amélie Poulain a ir ao cinema sozinha às sextas e observar a reação do público. Mas, no fundo, queria mesmo era ser o Rocky Balboa.

    Em uma cena de Agente Stone há participações especiais de grandes estrelas - mas há um problema nela.

    Atenção: O texto a seguir contém SPOILERS de Agente Stone!

    A Carta é uma organização secreta dedicada à paz mundial que nomeia seus membros com base em um baralho de cartas. A personagem principal de Agente Stone, Rachel Stone (Gal Gadot) é o "Nove de Copas". Cada equipe na Charter é liderada por um "Rei". Portanto, pode haver no máximo quatro reis para comandar a vigilância do mundo. Mas isso também mostra claramente o quão pouco a suposta organização se preocupa realmente com a paz mundial.

    Em uma cena do filme conhecemos os quatro reis. O chefe de Stone, o Rei de Copas (Sophie Okonedo), em conversa com o Rei de Paus (BD Wong), o Rei de Ouros (Glenn Close) e o Rei de Espadas (Mark Ivanir). Infelizmente, a cena é muito estranha - porque a lenda da atuação Glenn Close, a estrela de Law & Order: Special Victims Unit BD Wong e o premiado ator europeu Mark Ivanir (A Lista de Schindler) aparentemente filmaram em diferentes locais ao redor do mundo.

    A quantidade de tela verde e cortes desenfreados que supostamente dão a impressão de que os quatro personagens estão realmente juntos faz com que toda a cena pareça super estranha aos olhos dos espectadores. Mas isso ainda poderia ser divertido se o momento não carregasse um subtexto também controverso.

    Netflix

    Como é sugerido na cena e confirmado no decorrer do filme, os reis são responsáveis ​​por diferentes áreas do mundo: Rei de Ouros como ex-executivo da CIA para o continente americano, e o Rei de Paus, que já trabalhou para o serviço secreto chinês, provavelmente para a Ásia. Não está tão claro sobre o rei de copas ou espadas, mas podemos assumir que eles dividiram a Europa Ocidental e Oriental - todas as missões da equipe estão na Europa Ocidental, a base fica em Londres.

    Mas isso deixa claro que África é um ponto cego para esta organização. Ironicamente, o continente abalado por inúmeras guerras não importa para uma organização que defende a paz mundial? Contraditório. Pode-se descartar isso à primeira vista: talvez seja apenas um erro, existem apenas quatro naipes de cartas. O filme até capta isso sozinho – o que não o torna melhor.

    Por que ninguém está interessado no Senegal?

    Quando o vilão Parker (Jamie Dornan) e a hacker Keya (Alia Bhatt) querem roubar a IA escondida no espaço, eles aterrizam no Senegal. Quão lógico isto é rapidamente fica claro quando percebemos que a organização, que é tão poderosa, garantindo a paz mundial com agentes camuflados para todos os lados, não tem absolutamente ninguém de serviço num raio de mais de 800 quilômetros daquela região. Trata-se de uma área de mais de dois milhões de quilômetros quadrados que a organização aparentemente ignora.

    Poderíamos considerar criticamente o fato de que o continente africano, que representa 22% de toda a área terrestre do planeta, não é de "interesse" quando se trata de paz mundial, afinal, o filme critica as ações da Carta.

    No trecho que se passa no Senegal, todo clichê sobre o continente é usado logo depois - aqui não dá para confiar em ninguém, porque até uma mulher, que à primeira vista parece tão simpática e prestativa, só quer te levar até uma gangue de crianças soldados mercenários que controlam uma vila inteira, onde todos atiram em nossa heroína com uma grande arma.

    Talvez Agente Stone 2 resolva o problema em algum momento. No final, quando a personagem de Gal Gadot “Nove de Copas” e Keya (agora recrutada como “Coringa” para a organização) se unem, o fazem com o objetivo de tornar o estatuto um pouco melhor.

    Mas a forma como Agente Stone trata a África (e obviamente o faz conscientemente) é, obviamente, apenas a ponta do iceberg de um filme da Netflix que falhou por muitas outras razões e foi incrivelmente mal-executado em muitas cenas de ação.

    Agente Stone
    Agente Stone
    Data de lançamento 11 de agosto de 2023 | 2h 02min
    Criador(es): Tom Harper (III)
    Com Gal Gadot, Jamie Dornan, Matthias Schweighöfer
    Usuários
    3,4
    Assistir em streaming

    Agente Stone está disponível na Netflix.

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Back to Top