A guerra de Ridley Scott no épico histórico Napoleão começará ainda este ano. A estrela de Coringa, Joaquin Phoenix, estrela no papel principal. Scott quer contar a ascensão do general francês e posteriormente imperador por mais de 160 minutos. O filme mostrará um total de seis batalhas no decorrer disso - a sétima e talvez a mais dolorosa “batalha" - Scott desprezou.
Ridley Scott decidiu contra um detalhe importante de Napoleão
Napoleão sofria de hemorroidas - aumento doloroso das veias na área retal. A importância do sofrimento para o curso e resultado da Batalha de Waterloo é contestada na pesquisa histórica, mas possivelmente foi enorme. Ridley Scott cortou por completo as hemorroidas de Napoleão, disse ele em entrevista ao Empire:
Eu não tenho [as hemorroidas], mas elas são muito, muito dolorosas, isso não é engraçado. É como ter uma dor de dente na bunda. Não há nada que você possa fazer sobre isso.
A inclusão da doença física do senhor da guerra teria acrescentado uma camada pessoal adicional ao retrato. Por que Scott ainda decidiu contra as hemorroidas - e, portanto, também contra as expressões faciais de Joaquin Phoenix distorcidas pela vergonha e pela dor?
Por que Ridley Scott prefere não mostrar?
Scott reconhece a importância das hemorroidas: "Temos a sensação de que a história poderia ter sido diferente se Napoleão não tivesse tido um ataque muito forte de hemorroidas no dia de Waterloo", disse ele.
Joaquin Phoenix teve uma grande crise antes de Napoleão - e Ridley Scott só encontrou uma saídaO diretor até filmou uma cena de hemorroidas. Aqui ele as descreve – tenha cuidado, pois é muito explícito:
Eu o filmei em Waterloo sentado no banheiro e está chovendo lá fora. Ele faz o seu negócio. Ele se levanta, olha no banheiro e vê sangue. Ele então passa o dia na batalha, suando de dor devido às hemorroidas.
O roteirista de Ridley Scott, David Scarpa, comentou: "Isso não é muito indigno?" Scott concordou, mas inicialmente insistiu na precisão histórica. Por que ele finalmente decidiu contra as hemorroidas altamente pessoais de Napoleão? "É muito perturbador."
A história mundial simplesmente não tem lugar para brincadeiras.
Quando Napoleão chegará aos cinemas?
Embora Napoleão seja uma produção para o serviço de streaming Apple TV+, o filme ainda terá um lançamento regular nos cinemas. Em 23 de novembro de 2023, você poderá conferir se o filme teria sido melhor com a cena de hemorroidas ou não.