Levando em consideração a longa jornada que teve e que praticamente todos os filmes foram candidatos a "melhor filme de ação" de seus respectivos anos de lançamento, não é loucura falar de Missão Impossível como a franquia mais poderosa de Tom Cruise. No entanto, o longa-metragem mais adorado da carreira do ator não está na saga iniciada em 1996.
Na verdade, o personagem pelo qual o ator é muito lembrado e o tornou uma grande estrela de Hollywood foi Top Gun: Ases Indomáveis. No filme, Maverick e Goose são dois pilotos de caça treinados para serem os melhores de seu esquadrão. Eles foram selecionados pelo Exército dos Estados Unidos entre os melhores homens de todo o exército, com o objetivo de poder lutar com uma arma chamada Top Gun e que precisa ser manuseada pelos mais destacados especialistas e profissionais da nação americana.
Maverick se apaixona por sua instrutora Charlie, cujo interesse começa quando o protagonista quer aprender mais e ter mais experiência. Mesmo assim, não será a pior coisa que pode acontecer com Maverick, já que ele também será continuamente assombrado pela história de seu pai, um grande piloto que morreu em combate, mas causou a morte de vários de seus companheiros de equipe — algo que eles o lembram o tempo todo.
O filme dirigido por Tony Scott arrecadou mais de 350 milhões de dólares em todo o mundo e tem vários valores a destacar. Os visuais em ação são realmente rápidos e ousados para a época, e o longa-metragem tem uma das trilhas sonoras mais icônicas já feitas na época. Mas, nada disso funcionaria sem um ator principal em absoluto estado de graça. O carisma de Tom Cruise tornou o filme puro entretenimento do primeiro ao último minuto.