Fale Comigo está em exibição nos cinemas brasileiros, um prato cheio para os fãs de terror que gostam de filmes sobre possessão demoníaca, já que os diretores Danny e Michael Philippou mostram jovens brincando com uma macabra mão embalsamada que permite contato com o sobrenatural. Pensando nisso, o AdoroCinema separou uma lista especial com filmes de possessão que traumatizaram até o mais corajoso fã de terror.
O Exorcista (1973)
Um dos maiores clássicos do terror, O Exorcista (1973) foi uma das principais influências para Fale Comigo, como já revelaram os próprios diretores Danny e Michael Philippou, e conta com uma das histórias mais assustadoras de possessão demoníaca até hoje.
Em O Exorcista, a atriz Chris MacNeil (Ellen Burstyn) vai gradativamente tomando consciência que a sua filha de doze anos, Regan (Linda Blair), está tendo um comportamento completamente assustador. Deste modo, ela pede ajuda ao padre Karras (Jason Miller), que também um psiquiatra, e este chega a conclusão de que a garota está possuída pelo demônio. Ele solicita então a ajuda ao padre Merrin (Max von Sydow), especialista em exorcismo, para tentar livrar a menina desta terrível possessão.
O Exorcista está disponível no Prime Video e HBO Max.
Uma Noite Alucinante - A Morte do Demônio (1981)
Assim como Fale Comigo, Uma Noite Alucinante - A Morte do Demônio (1981) de Sam Raimi também mostra um grupo de amigos liberando forças do mal e enfrentando possessão demoníaca – o maior filme clássico do terror de cabana na floresta.
Ashley "Ash" Williams (Bruce Campbell), sua namorada e três amigos caminham vão até uma cabana afastada na floresta para uma noite divertida. O problema é que eles encontram no local um livro antigo, o Necronomicon, que desperta os mortos quando é lido em voz alta. Os amigos acabam liberando as forças do mal e devem lutar por suas vidas ou se tornar um dos mortos malignos. Ash vê seus amigos serem possuídos e deve tomar uma decisão difícil antes do amanhecer para salvar sua própria vida.
Uma Noite Alucinante - A Morte do Demônio está disponível na HBO Max.
O Exorcismo de Emily Rose (2005)
Inspirado em uma história real, O Exorcismo de Emily Rose (2005) é uma clássica e extremamente eficiente história de possessão com cenas chocantes de exorcismo.
Emily Rose (Jennifer Carpenter) é uma jovem que deixou sua casa em uma região rural para entrar na faculdade. Um dia, sozinha em seu quarto, ela tem uma alucinação assustadora e perde a consciência. Seus surtos ficam cada vez mais frequentes e Emily, que é católica praticante, aceita ser submetida a uma sessão de exorcismo. Quem realiza a sessão é o padre Richard Moore (Tom Wilkinson). Porém, ela morre no processo, o que faz com que ele seja acusado de assassinato. Erin Bruner (Laura Linney), uma advogada famosa, aceita pegar a defesa do padre em troca da garantia de sociedade em uma banca de advocacia. À medida que o processo transcorre o cinismo e o ateísmo de Erin são desafiados pela fé do padre Moore e pelos eventos inexplicáveis em torno do caso.
O Exorcismo de Emily Rose está disponível na HBO Max.
Invocação do Mal (2013)
Um dos maiores clássicos do terror atual, Invocação do Mal (2013) de James Wan apresenta uma história de possessão com algumas cenas traumatizantes para os fãs.
Invocação do Mal se passa em 1970, quando os investigadores paranormais e demonologistas Lorraine (Vera Farmiga) e Ed (Patrick Wilson) Warren são convocados para a casa de Carolyn (Lili Taylor) e Roger (Ron Livingston) Perron. O casal e suas cinco filhas se mudaram recentemente para uma casa de fazenda isolada, e logo começaram a sentir uma presença sobrenatural. Embora as manifestações sejam relativamente inofensivas nos primeiros dias, os eventos logo se agravam de maneira horrível para os Perrons, especialmente depois que os Warrens descobrem a história macabra da casa.
Invocação do Mal está disponível na HBO Max.
Hereditário (2018)
Ari Aster é um dos nomes que não poupou elogios a Fale Comigo e também aos diretores Danny e Michael Philippou, e ele mesmo explorou a temática possessão de uma maneira criativa e um tanto quanto perturbadora em seu primeiro filme: Hereditário (2018).
Quando sua mãe – que sofria de distúrbios mentais – falece, Annie (Toni Collette), seu marido (Gabriel Byrne), filho (Alex Wolff) e filha (Milly Shapiro) lamentam sua perda. Todavia, após a morte da reclusa avó, a família Graham começa a desvendar algumas coisas. A família recorre a diferentes meios para lidar com sua dor, incluindo Annie e sua filha flertando com o sobrenatural. Mesmo após a partida da matriarca, ela permanece como se fosse um sombra sobre a família, especialmente sobre a solitária neta adolescente, Charlie, por quem ela sempre manteve uma fascinação. Com um crescente terror tomando conta da casa, eles exploram lugares mais obscuros para escapar do infeliz destino que herdaram. Cada um deles começa a ter experiências perturbadoras e sobrenaturais ligadas aos segredos sinistros e traumas emocionais que passaram pelas gerações da família.
Hereditário está disponível na Netflix e HBO Max.