Capitão América: Guerra Civil (2016) ficou marcado no Universo Cinematográfico Marvel pelo embate entre Steve Rogers (Chris Evans) e Tony Stark (Robert Downey Jr.), mas sem dúvidas um dos momentos mais icônicos da produção é a primeira aparição do Homem-Aranha (Tom Holland). Porém, muitos fãs questionam os motivos para Stark ter recrutado o jovem nos perigosos eventos da Guerra Civil, o que seria irresponsável.
Por que Homem de Ferro recrutou o Homem-Aranha nos eventos de Guerra Civil?
Na época do lançamento de Guerra Civil, o diretor Joe Russo explicou em coletiva os motivos para Tony Stark ter recrutado Peter Parker Homem-Aranha para sua equipe.
“Olha, há um certo narcisismo no personagem e Tony não quer perder essa luta, e ao mesmo tempo acho que ele também vê o Homem-Aranha como a maior arma viva não letal. Se você está saindo para capturar um grupo de pessoas que não necessariamente quer machucar, não poderia pedir um personagem melhor do que o Homem-Aranha para levar com você. Ele aparece e ilustra esse Homem-Aranha, ele sabe o quão poderoso ele é. Em um vídeo, vemos o Homem-Aranha parando um carro que se move a 40 milhas por hora, onde ele o pega e o coloca de volta no chão, então eu acho que ele acredita que está levando consigo talvez um dos personagens mais poderosos do universo Marvel, e acho que ele sente que o garoto estará bem protegido sob sua tutela", revelou o diretor.
Mas uma teoria interessante publicada pelo site CBR indica que o verdadeiro motivo para Peter Parker ter sido recrutado nos eventos de Guerra Civil pode não ter sido apenas seu potencial. Tony Stark queria, na realidade, que ele distraísse o Capitão enquanto ele e Máquina de Combate (Don Cheadle) prenderiam Soldado Invernal (Sebastian Stan). Stark sabia que Peter não ficaria quieto no encontro com Steve e quando ele começasse a falar sobre Nova York, já que os dois são de lá, serviria perfeitamente como distração.
Foi uma tática interessante, mas que acabou não funcionando muito bem pois o time do Capitão América acabou escapando e James Rhodes ainda ficaria machucado. Essa teoria também explicaria a preocupação de Tony Stark em usar Peter Parker em missões perigosas posteriormente, como aconteceu logo em Homem-Aranha: De Volta ao Lar (2017). Uma cena em questão do filme mostra Stark brigando com Parker depois que ele atrapalhou a prisão da tripulação do Abutre (Michael Keaton), falando que ele não estava pronto. Peter rebate mencionando que lutou e quase derrotou o Capitão América em Guerra Civil, mas Tony debocha disso e afirma que se Steve Rogers quisesse, teria acabado com ele.