Responsável por uma das maiores bilheterias do ano, ficando atrás apenas de Super Mario Bros., Barbie já arrecadou mais de 1 bilhão de dólares globalmente. Dirigido por Greta Gerwig, o longa apresenta Margot Robbie e Ryan Gosling como Barbie e Ken, respectivamente.
Apesar de ter gerado um fenômeno ímpar nas salas de cinema de todo o mundo, com pessoas usando rosa para cima e para baixo durante suas incursões à sala escura, o projeto também foi tomado por polêmicas. Enquanto alguns países cortaram trechos do filme, outros públicos acusam o projeto de fazer homens abandonarem as projeções antes da conclusão.
Não é só fim de namoro: Barbie estaria fazendo homens revoltados abandonarem os cinemas na ChinaAgora, de acordo com fontes oficiais da Argélia, as autoridades argelinas retiraram Barbie dos cinemas locais por "prejudicar a moral". Em exibição há três semanas na região, atingindo cerca de 40 mil espectadores, o projeto deixou a programação local de algumas salas de cinema a pedido do Ministério da Cultura. À Reuters, as fontes disseram “promover a homossexualidade e não cumprir as crenças religiosas e culturais da Argélia”.
Essa decisão foi tomada após o filme ser banido no Kuwait e no Líbano. Um porta-voz do Ministério da Informação do país do Oriente Média disse à BBC que Barbie “promulga ideias e crenças que são estranhas à sociedade e à ordem pública do Kuwait”. Já Mohammad Mortada, ministro da Cultura libanês, disse que o filme "promove a homossexualidade e a transexualidade... apoia a rejeição da tutela do pai, enfraquece e ridiculariza o papel da mãe e questiona a necessidade do casamento e de ter uma família".
Qual é a história de Barbie?
No fabuloso live-action da boneca mais famosa do mundo, acompanhamos o dia a dia em Barbieland - o mundo mágico das Barbies, onde todas as versões da boneca vivem em completa harmonia e suas únicas preocupações são encontrar as melhores roupas para passear com as amigas e curtir intermináveis festas. Porém, uma das bonecas (interpretada por Margot Robbie) começa a perceber que talvez sua vida não seja tão perfeita assim, questionando-se sobre o sentido de sua existência e alarmando suas companheiras.
Este filme chinês mal chegou aos cinemas e já ultrapassou as vendas de BarbieLogo, sua vida no mundo cor-de-rosa começa a mudar e, eventualmente, ela sai de Barbieland. Forçada a viver no mundo real, Barbie precisa lutar com as dificuldades de não ser mais apenas uma boneca - pelo menos ela está acompanhada de seu fiel e amado Ken (Ryan Gosling), que parece cada vez mais fascinado pela vida no novo mundo. Enquanto isso, Barbie tem dificuldades para se ajustar, e precisa enfrentar vários momentos nada coloridos até descobrir que a verdadeira beleza está no interior de cada um.
Barbie continua em exibição nos cinemas brasileiros.