Um Sonho de Liberdade passou despercebido quando foi lançado nos cinemas em 1994, mas aos poucos de consolidou como um clássico absoluto e um dos melhores filmes de todos os tempos. Adaptação de Stephen King, a produção tem Tim Robbins no papel principal de Andy Dufresne, mas quase Tom Cruise interpretou o protagonista.
Muitos não sabem, mas Um Sonho de Liberdade poderia ter sido um filme completamente. Isso porque antes de Tim Robbins ser escolhido como o protagonista, o nome de Tom Cruise estava sendo considerado para estrelar a produção – mas recusou a oferta.
De acordo com a Vanity Fair, a decisão de Tom Cruise contra Um Sonho de Liberdade foi porque ele simplesmente não estava interessado em trabalhar com o então relativamente desconhecido diretor Frank Darabont – embora ele realmente tenha gostado do roteiro. Para o astro, estrelar o drama só seria uma possibilidade com Rob Reiner no comando, que havia dirigido anteriormente outra aclamada adaptação de Stephen King, Conta Comigo (1986), e também tinha trabalhado com Cruise em Questão de Honra (1992).
Na época, a produtora Castle Rock chegou a oferecer "uma porrada de dinheiro" para que Frank Darabont permitisse que Rob Reiner fizesse o filme com Tom Cruise. Mas, no final das contas, ele insistiu em manter o controle criativo e colocou seu roteiro adaptado em ação. Ao fazer isso, ele estava correndo um risco – até porque ele dificilmente tinha condições de pagar o aluguel na época, mas Um Sonho de Liberdade era realmente o seu projeto dos seus sonhos. Mesmo que o drama tenha decepcionado nas bilheterias, Darabont se tornou um dos diretores mais requisitados de sua época e mais tarde comandou outras adaptações elogiadas de King, À Espera de um Milagre (1999) e O Nevoeiro (2007).
As 5 melhores (e piores!) adaptações de obras do Stephen KingEm Um Sonho de Liberdade, Andy Dufresne (Tim Robbins), um jovem e bem sucedido banqueiro, tem a sua vida radicalmente modificada ao ser condenado por um crime que não cometeu: o homicídio de sua esposa e do amante dela. Ele é mandado para uma prisão que é o pesadelo de qualquer detento, a Penitenciária Estadual de Shawshank, no Maine, onde irá cumprir pena perpétua. Andy logo é apresentado a Warden Norton (Bob Gunton), o corrupto e cruel agente penitenciário, que usa a Bíblia como arma de controle, e ao Capitão Byron Hadley (Clancy Brown) que trata os internos como animais. Mas também faz amizade com Ellis Boyd Redding (Morgan Freeman), um prisioneiro que cumpre pena há 20 anos e controla o mercado clandestino da instituição.
Um Sonho de Liberdade está disponível no catálogo da HBO Max.