Verdadeiros ou fictícios, documentários, longas-metragens ou séries: os serial killers provocam um fascínio capaz de atrair um grande público ao cinema ou à frente da TV. O exemplo mais recente que podemos citar é Dahmer. A série estrelada por Evan Peters se tornou uma das produções de maior sucesso da Netflix de todos os tempos. E os fãs do gênero estão muito bem servidos no streaming: Os Pequenos Vestígios, um thriller de serial killer com um elenco que particularmente se destaca, está disponível na HBO Max.
Há cerca de três vencedores do Oscar nos papéis principais deste thriller, do criador de Walt nos Bastidores de Mary Poppins e Um Sonho Possível, John Lee Hancock. Mas nem mesmo Denzel Washington (Tempo de Glória e Dia de Treinamento), Jared Leto (Clube de Compras Dallas) e Rami Malek (Bohemian Rhapsody) podem consertar certas limitações do filme, que por vezes acaba sendo pouco convincente.
Qual é o enredo de Os Pequenos Vestígios?
Deke (Washington) está cansado de seu trabalho como xerife do condado de Kern, mas quando um assassino em série deixa um rastro sangrento em sua jurisdição, os instintos de caça do homem da lei são reacesos. Ele assume a investigação e é designado para trabalhar com o jovem detetive Jim Baxter (Malek) de Los Angeles - que inicialmente é cético sobre o velho policial do interior, mas logo fica impressionado com seu senso de liderança e experiência.
Quanto mais intensa a busca pelo serial killer, mais complicada se torna a parceria entre os dois. Porque Deke não apenas interpreta as regras de seu trabalho a seu próprio critério, como também guarda um segredo obscuro que parece estar diretamente relacionado à série de assassinatos - e Baxter já farejou esse problema...
Em vista especialmente dos artistas de primeira classe que Os Pequenos Vestígios reúne, tanto na frente quanto atrás das câmeras, dói ver quanto potencial foi deixado para trás aqui. Sim, o thriller sombrio supera algumas expectativas, graças à trilha sonora incrivelmente atmosférica de Thomas Newman - no entanto, fora isso, os pontos fortes do filme são escaços.
O problema: Os Pequenos Vestígios se torna apenas "um espelho dos filmes policiais do passado", como observa a crítica do AdoroCinema - que atribuiu nota 3 de 5. Apostando só na nostalgia, o filme esgota as possibilidades e desperdiça sua potencialidade.
Você confere - para tirar suas próprias conclusões - Os Pequenos Vestígios na HBO Max.