Minha conta
    O filme mais difícil de Christopher Nolan: Este projeto teria mudado completamente a carreira do diretor de Oppenheimer
    Bruno Botelho dos Santos
    Bruno Botelho dos Santos
    -Redator | crítico
    Bruno é redator e crítico do AdoroCinema, que divide seu tempo na cultura pop entre tomar susto com os mais diversos filmes de terror, assistir os clássicos do cinema ou os grandes blockbusters e enaltecer o trabalho de David Lynch e Stanley Kubrick.

    Em meados dos anos 2000, o diretor de Oppenheimer, Christopher Nolan, enfrentou uma das decisões mais importantes de sua carreira de diretor.

    Em 2005, Christopher Nolan deu o salto para o blockbuster com o lançamento de Batman Begins, que mudou completamente sua carreira em Hollywood e abriu caminho para o sucesso de O Cavaleiro Das Trevas (2008) e sua sequência O Cavaleiro das Trevas Ressurge (2012). Desde então, Nolan tem sido realmente capaz de fazer o que quiser no cinema – na maioria, são filmes complexos de ação e ficção científica.

    Mas a carreira de Christopher Nolan quase tomou um rumo completamente diferente. Em meados dos anos 2000, o diretor teve que escolher entre Batman Begins e The Keys to the Street, uma adaptação do romance policial britânico de mesmo nome escrito por Ruth Rendell. Já em 1998 – ou seja, logo após o lançamento de sua estreia em preto e branco Following – Nolan estava trabalhando em um roteiro para o material, e há muitas indicações de que o thriller psicológico teria sido de longe seu filme mais difícil.

    “Nunca tinha visto isso”: Cillian Murphy se surpreendeu com decisão de Christopher Nolan em Oppenheimer (Entrevista)

    Christopher Nolan queria um novo desafio

    Warner Bros. Pictures

    O diretor de A Origem (2010) originalmente queria filmar o livro logo após Insônia (2002), mas mudou de ideia ao notar muitos paralelos com seus outros filmes, como Amnésia (2000). "Não acho que seja o que quero fazer a seguir", revelou Nolan a um site de fãs na época (via Collider). "É um roteiro muito legal, mas tem muito em comum com os três filmes que fiz, então pode não ser o filme certo para eu fazer a seguir".

    Christopher Nolan queria novos desafios, então a oferta para dirigir um blockbuster de super-herói com Batman veio exatamente na hora certa. De qualquer forma, o plano de direcionar sua carreira em uma direção completamente diferente funcionou. Mas que tipo de filme "The Keys to the Street" se tornaria? O romance, publicado em 1996, é sobre um serial killer que empala suas vítimas nas ruas de Londres. E algumas das subtramas também são bastante complicadas, não apenas sobre um misterioso assassino, mas também sobre violência doméstica. Se Ou seja, se Nolan não tivesse optado pelo filme do Batman em 2005, mas pelo thriller neo-noir sombrio, sua carreira poderia ter sido muito diferente – pelo menos se a adaptação para a tela tivesse sido tão complexas quanto o livro.

    Por sinal, The Keys to the Street ainda não estava totalmente descartado. O filme foi reconstruído em 2013, não com Christopher Nolan na cadeira do diretor, mas com base em seu rascunho de roteiro. Tim Roth e Gemma Arterton foram escalados para estrelar, mas não deu certo na segunda tentativa. Portanto, o projeto está em espera por enquanto – mas quem sabe se Nolan não puxe ele de volta às suas origens em algum momento.

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Back to Top