Oppenheimer é tão espetacular que quase ninguém se lembra de que esta história já foi contada na ficção outras vezes - mas os feitos do físico J. Robert Oppenheimer já apareceram antes.
A vida de Oppenheimer foi tema de peças de teatro, biografias e séries de televisão (ele até deu seu nome a um asteroide). Por exemplo, Oppenheimer, uma série de sete episódios transmitida pela BBC em 1980, ganhou três BAFTA, sendo estrelada pelo grande Sam Waterston. É muito curioso ver os paralelos entre os atores e quem interpretou quem ao longo dos anos. Sem ir mais longe, por exemplo, no filme O Início do Fim, o General Leslie Groves, que em 2023 foi interpretado por Matt Damon, foi feito por Paul Newman.
E assim chegamos a uma das maiores coincidências de Oppenheimer, que possivelmente até foi buscada por Nolan: o papel de Christopher Denham, um dos coadjuvantes mais reconhecidos do mundo. Em 2014, ele interpretou o cientista Jim Meeks durante as duas temporadas da série Manhattan, que se baseia no que aconteceu na época do projeto militar norte-americano, mas no filme de 2023 interpreta o físico Klaus Fuchs. Dois papéis, uma história.
Foi erro ou proposital? Oppenheimer tem "deslize" que o público não está conseguindo decifrarChristopher Denham é um ator coadjuvante de primeira classe, que já foi visto em diversos grandes filmes e séries de televisão, como Argo, Billions ou Money Monster, e que, aparentemente, não tem medo de enfrentar nenhum papel.