Quentin Tarantino não é apenas um diretor, ele também é um verdadeiro cinéfilo. O homem por trás de Era uma Vez em… Hollywood e Pulp Fiction não hesita em compartilhar sempre que pode filmes com seus fãs - e hoje, traremos aqui mais uma recomendação do cineasta.
Durante uma visita à Nova Zelândia, em 2015, com a finalidade de promover Os Oito Odiados, Tarantino foi ao programa de rádio RNZ. Na conversa, o perguntaram se era fã do cinema local, ao que ele respondeu de prontidão:
Utu é, sem sombra de dúvida, o melhor filme neozelandês de todos os tempos. Ele é um filme incrível.
Para quem não conhece, Utu é um filme dirigido por Geoff Murphy que conta a história de Te Wheke (Anzac Wallace), um guerreiro que busca vingança após sua tribo ser massacrada pelas forças britânicas. Descrito como um faroeste maori, o longa-metragem, ambientado na década de 1870, é inspirado em um conflito real ocorrido no país.
É um dos filmes mais odiados de todos os tempos, mas Quentin Tarantino ama: “É isso que quero escrever”Sem grandes nomes da indústria hollywoodiana no elenco, Utu foi grandemente aprovado pela crítica na década de 1980. Para se ter ideia, no Rotten Tomatoes, site referência em análise audiovisual, a obra aparece com 80% de aprovação da audiência, conquistando, além de Tarantino, boa parte dos espectadores.
A película ainda foi exibida no Festival de Cinema de Cannes de 1983, tornando-se o segundo filme local de maior sucesso na Nova Zelândia até aquela data. Críticas positivas pelo resto do mundo ajudaram Geoff Murphy a ganhar alguns trabalhos de direção em Hollywood, como Os Últimos Foras-da-Lei e A Fortaleza 2.