Em 2016, Gareth Edwards lançou Rogue One, o spin-off de Star Wars, e, desde então, não voltou a sentar na cadeira de diretor. Ele está retornando agora com Resistência, seu novo filme, e gerou muita expectativa, principalmente devido ao elenco formado por John David Washington, Gemma Chan, Allison Janney, Ken Watanabe e Ralph Ineson. No entanto, a produção está envolvida em uma polêmica.
A equipe de Edwards foi acusada de usar imagens reais da terrível explosão de Beirute em 2020. Um usuário do Reddit particularmente atento notou que o trailer do filme de ficção científica incluía imagens do evento que causou 218 mortes e 15 bilhões de dólares em danos.
Aqui estão as duas imagens para fins de comparação:
Os comentários no tópico do Reddit condenam absolutamente o uso das imagens. "F*da-se, eles realmente fizeram isso", diz um, ao que outro acrescenta: "Não consideramos a inspiração antiética, mas isso é antiético, porque são completamente diferentes. Uma coisa é dizer 'ei, é assim que pareceria uma explosão, vamos fazer a nossa ficar assim. Outra é realmente explodi-la no filme."
OS EFEITOS VISUAIS DEPENDEM DE MUITAS EMPRESAS DIFERENTES
Não está muito claro o que aconteceu até que essas imagens chegassem ao corte final, mas há muitas equipes envolvidas nos efeitos visuais de Resistência. Como a maioria dos filmes de efeitos de grande orçamento, este também contratou várias empresas para criar a história, incluindo Folks VFX, Industrial Light & Magic, MARZ, Misc Studios, Fin Design + Effects, Supreme Studio, Outpost VFX, Crafty Apes, Jellyfish Pictures, VFX Los Angeles, Frontier VFX, Outpost VFX e Clear Angle Studios.
No momento, ninguém da equipe de filmagem se pronunciou sobre o assunto e não sabemos se eles decidirão mudar a cena para a estreia do filme, que chega aos cinemas em setembro.