Todo início de mês ficamos atentos para verificar as datas comemorativas e feriados que estão chegando, assim como separar os melhores filmes e séries para maratonar. O mês de agosto não seria diferente, marcado principalmente pelo Dia dos Pais. Celebrado por uns e por outros nem tanto, a relação entre pai e filhos sempre foi um assunto que gerou muito conteúdo para roteiros de filmes e séries. Clássicos desenhos como Procurando Nemo, O Rei Leão e até mesmo Shrek para Sempre.
Mas para além de desenhos e comédias, sabemos que nem sempre as relações paternais são tão coloridas e engraçadas assim, por isso que o AdoroCinema selecionou 8 filmes que mostram relações reais entre pais e filhos.
1. Querido Menino (2018)
No filme Querido Menino, David Sheff (Steve Carell) é um conceituado jornalista e escritor que vive uma tranquila rotina com sua família. Quando Sheff descobre que Nicolas (Timothee Chalamet), seu filho mais velho, é dependente químico em metanfetamina, a rotina da família e do lar é completamente abalada. Enquanto Nic luta para se recuperar, David tenta entender o que acontece com o filho, que sempre teve apoio e carinho da família, ao mesmo tempo em que estuda a droga e sua dependência.
Disponível no Amazon Prime Video.
2. King Richard: Criando Campeãs (2021)
King Richard: Criando Campeãs é um filme biográfico inspirado em Richard Williams, pai das famosas tênistas Serena e Venus Williams. Obstinado em fazer de suas filhas futuras campeãs de tênis, Richard (Will Smith) usa métodos próprios e nada convencionais, seguindo a visão clara de futuro que construiu para as filhas Serena (Demi Singleton) e Venus (Saniyya Sidney). Determinado, o pai das garotas vai fazer de tudo para que elas saiam das ruas de Compton para as quadras do mundo todo.
Disponível na HBO Max.
3. As Ondas (2020)
Em As Ondas, Ronald Williams (Sterling K. Brown) é o chefe da família Williams, um homem severo e regrado, que constantemente procura colocar seus ideais à frente dos desejos e sonhos do restante da família. Com grandes planos para seu filho mais velho (Kelvin Harrison Jr.), Ronald não percebe como suas atitudes influenciam na relação de todos. No entanto, uma trágica perda irá colocar a família Williams em uma jornada emocional, onde as dinâmicas de suas histórias navegam por sentimentos como perdão, amor e união.
A partir de R$6,90 no YouTube Movies
4. Aftersun (2022)
Em Aftersun, Sophie (Frankie Corio) de onze anos e seu pai Calum (Paul Mescal) passam as férias em um clube na costa turca. Entre muitas aventuras e momentos juntos, os dois desfrutam da companhia um do outro. Enquanto Calum se torna a melhor versão de si ao lado de sua filha, Sophie acredita que tudo é possível com seu pai. No entanto, uma sensação de melancolia às vezes permeia o comportamento de Calum. Vinte anos depois, as memórias de Sophie (Celia Rowlson-Hall) ganham um novo significado enquanto ela tenta reconciliar-se com o pai que conheceu.
Disponível na MUBI.
5. Minari - Em Busca da Felicidade (2020)
Em Minari, durante a década de 80, David (Alan S. Kim), um menino coreano-americano de sete anos, depara-se com um novo ambiente e um modo de vida diferente quando seu pai, Jacob (Steven Yeun), muda sua família da costa oeste para a zona rural de Arkansas. Jacob está decidido a criar uma fazenda em solo inexplorado, arriscando suas finanças, seu casamento e a estabilidade da família.
A partir de R$11,90 no YouTube Movies , Apple TV e Prime Video.
6. Click (2006)
No filme Click, Michael Newman (Adam Sandler) é um arquiteto que frequentemente coloca seu trabalho à frente de sua família, passando bastante tempo no escritório no intuito de chamar a atenção de seu chefe (David Hasselhoff). No entanto, ao comprar um novo controle remoto para sua casa, Michael recebe um aparelho experimental com a promessa de facilitar sua vida. Logo descobre que o controle possui outras funções, como abafar o som dos latidos de seu cachorro e também adiantar os fatos de sua própria vida, o que mudará as coisas para sempre.
Disponível na Netflix, HBO Max e Prime Video.
7. Gonzaga - De Pai pra Filho (2011)
Em Gonzaga de Pai pra Filho, acompanha-se a história da relação entre Gonzaga (Nivaldo Expedito de Carvalho/Adelio Lima) e Gonzaguinha (Júlio Andrade) . Ao buscar seus sonhos como cantor e garantir um sustento digno para seu filho, Gonzaga cria um abismo de distância e sentimentos entre ele e o filho, ao deixá-lo sob os cuidados de um amigo no Rio de Janeiro.
Disponível no Globoplay.
8. Meu Pai (2021)
Em Meu Pai, Anthony (Anthony Hopkins) é um homem idoso que sofre de demência e acaba dispensando sua cuidadora. Ele se recusa a aceitar ajuda de sua filha Annie (Olivia Colman), que está se mudando para Paris e se preocupa em garantir os cuidados dele enquanto estiver fora. Por isso, ela busca encontrar alguém que possa cuidar de seu pai, que já está começando a perder a noção do que é ou não real.
Disponível na Netflix.