Christopher Nolan não deixou nada ao acaso com Oppenheimer e queria fazer tudo com a maior precisão histórica possível. Mas ele cometeu um erro em uma cena central do filme. Após o uso bem-sucedido da bomba atômica, Oppenheimer é celebrado. O tema tocado acusticamente no início do filme com passos altos desempenhando um papel é uma cena chave do filme e a representação da turbulência interna do personagem principal. Mas ela tem um erro. Porque as bandeirinhas americanas que a multidão agita são da época errada.
A bandeira tem 50 estrelas, mas essa cena se passa em 1945, quando a bandeira dos Estados Unidos tinha apenas 48 estrelas - a versão de 50 estrelas não existia até 1960. Na internet, o erro causou muitos comentários e discussões entre alguns fãs.
Internet tenta explicar as bandeiras erradas de Oppenheimer
Mas foi mesmo descuido? Claro, também há especulações na internet sobre como isso poderia ter acontecido e se realmente não é um erro. Além da resposta óbvia de que Christopher Nolan, sendo um cidadão britânico (embora metade de sua família seja dos EUA), não prestou muita atenção à bandeira dos EUA, uma tentativa mais estranha de explicação também tem circulado.
A cena está na perspectiva de Oppenheimer (Cillian Murphy). Portanto, é possível que ele simplesmente tenha se lembrado errado e, por isso, ele recordou da bandeira errada naquele momento.
É uma teoria fora da casinha, mas não descartável. A cena do interrogatório sobre a revogação de sua credencial de segurança, de onde o passado é repetidamente visto, ocorre em meados da década de 1950. A bandeira com 50 estrelas também ainda não existia nessa época. Será?
Oppenheimer está em cartaz exclusivamente nos cinemas.