Xolo Maridueña, conhecido pela série Cobra Kai na Netflix será o primeiro super-herói latino da DC em Besouro Azul, que chega aos cinemas em 17 de agosto. O filme terá diversas referências latinas, incluindo um querido super-herói mexicano: Chapolin Colorado, interpretado por Roberto Gómez Bolaños (mesmo criador de Chaves).
"Besouro Azul quer provar que latinos também merecem histórias felizes", fala astro de Cobra KaiEm uma coletiva de imprensa quando visitou a Cidade do México, o diretor Ángel Manuel Soto revelou que Besouro Azul terá uma homenagem ao seriado mexicano amado por nós brasileiros, Chapolin Colorado – que foi o primeiro herói que ele viu na infância.
"Não sou mexicano, mas acho que cresci com a televisão e a música mexicana. E embora Gareth Dunnet-Alcocer, o roteirista do filme e que cresceu em Querétaro [estado do México], e eu, que estava em uma montanha em Porto Rico, estivéssemos separados por milhares de quilômetros, é porque ambos crescemos assistindo a Chapolin Colorado. Quando nos conhecemos, dissemos: 'Qual foi o seu primeiro super-herói?' E nós dois dissemos que o Chapolin Colorado. Inevitavelmente, isso ultrapassa fronteiras e por isso quisemos homenagear Chapolin Colorado", explicou a o diretor sobre Besouro Azul.
Chapolin foi criado e interpretado por Roberto Gómez Bolaños (também conhecido como Chespirito), o mesmo criador de Chaves, e foi exibido originalmente entre 1973 e 1979 pela Televisa como uma sátira de super-herói. Outra influência para Besouro Azul foi a novela mexicana Maria do Bairro. "Outra também é algo de que nunca consegui escapar por mais que tentasse escapar, que sempre ia à casa da minha avó e tinha que ver Maria do Bairro. Aquele jingle tocava e tocava e queríamos colocar aquela saudade [no filme] não só da nossa criação, mas daqueles momentos mais simples com nossas famílias", disse.
Besouro Azul segue o jovem mexicano Jaime Reyes (Xolo Maridueña) que, recém-formado, volta para casa cheio de aspirações para o futuro. Enquanto ele busca seu propósito no mundo, o destino o surpreende ao colocar em seu caminho uma antiga relíquia de biotecnologia alienígena: o Escaravelho. O besouro alienígena azul escolhe Jaime para ser seu hospedeiro simbiótico, o que lhe dá uma armadura superpoderosa e também lhe garante poderes. Com isso, o jovem precisa enfrentar desafios imprevisíveis, mudando para sempre seus planos de vida ao se tornar o super-herói Besouro Azul.