Por um breve período no final dos anos 2000, Gerard Butler flertou com tornar-se a próxima grande estrela das comédias românticas de Hollywood. Em última análise, no entanto, filmes como A Verdade Nua e Crua, Caçador de Recompensas e Um Bom Partido devem ser exceções. Butler voltou seu foco para a ação.
Graças à série Invasão a Casa Branca e alguns outros sucessos, ele conseguiu se estabelecer como sua própria marca no cinema de ação nos últimos anos, semelhante a Liam Neeson com Busca Implacável e outros longas de ação, como no segundo filme de Lara Croft.
Em Lara Croft: Tomb Raider 2, Gerard Butler surge em um dos seus primeiros papéis de ação
Em 2001, Angelina Jolie assumiu o papel da lendária aventureira da série de videogames de mesmo nome pela primeira vez em Lara Croft: Tomb Raider. Naquela época, Daniel Craig foi visto ao lado dela e na sequência Lara Croft: Tomb Raider - A Origem da Vida, Butler se juntou como coadjuvante masculino.
Em Lara Croft: Tomb Raider - A Origem da Vida, Butler assume o papel de Terry Sheridan, com quem Lara compartilha um passado. Terry é um ex-soldado e está preso no Cazaquistão no início do filme. No entanto, não demora muito para que ele e Lara procurem pela caixa de Pandora.
Dirigido por Jan De Bont, o filme se interessa muito pela tensão entre os dois personagens. Lara pode confiar em seu antigo amor ou não? Em uma cena carregada de erotismo em um navio, o filme até acena para um momento semelhante em Os Caçadores da Arca Perdida entre Harrison Ford e Karen Allen, cujos personagens também estão ligados por um vaivém sem fim.
Lara Croft: Tomb Raider - A Origem da Vida está disponível para alugar em diversas plataformas.