Francis Ford Coppola, diretor responsável por clássicos do cinema como O Poderoso Chefão, Apocalypse Now e Drácula de Bram Stoker, está bastante contente com o lançamento de Barbie e Oppenheimer e ressaltou a importância do sucesso dos filmes de Greta Gerwig e Christopher Nolan para a indústria cinematográfica atual.
Por que tantos filmes fracassaram MUITO nas bilheterias em 2023? 4 razões por trás de um ano desastroso para HollywoodUm dos maiores críticos aos filmes da Marvel, Francis Ford Coppola revelou sua admiração ao fenômeno Barbenheimer em seus stories no Instragram respondendo pergunta dos fãs. "Ainda não os vi, mas o fato de as pessoas lotarem os grandes cinemas para vê-los e de não serem sequências nem prelúdios, nenhum número associado a eles, ou seja, verdadeiros casos únicos, é uma vitória para o cinema", explicou o renomado cineasta.
Tanto Barbie quanto Oppenheimer quebraram recordes impressionantes em seu lançamento simultâneo nos cinemas, comprovando que o fenômeno Barbenheimer é uma realidade. O filme de Greta Gerwig foi uma das maiores estreias desde a pandemia e virou a maior abertura de fim de semana de um filme dirigido por uma mulher. Por outro lado, o filme de Christopher Nolan se tornou a maior abertura mundial para um filme biográfico.
Coppola já havia deixado claro anteriormente sua antipatia por franquias, sequências e prelúdios, por isso ele está reconhecendo o valor (e sucesso) de Barbie e Oppenheimer neste momento. O diretor de O Poderoso Chefão causou polêmica anteriormente, chamando os filmes do Universo Cinematográfico Marvel de "desprezíveis" e revelou sua visão da atual indústria cinematográfica. "Antes, tínhamos filmes de estúdio. Agora, temos filmes da Marvel. E o que é um filme da Marvel? É um protótipo de filme que é feito de novo, de novo e de novo para parecer diferente”, disse em entrevista à GQ US.
Em Barbie, acompanhamos o mundo mágico onde as versões da boneca vivem em completa harmonia. Porém, uma delas (Margot Robbie) percebe que talvez sua vida não seja tão perfeita, questionando sua existência. Quando ela sai de Barbielândia e vive no mundo real, precisa lutar com as dificuldades de não ser mais apenas uma boneca – pelo menos está acompanhada de seu fiel e amado Ken (Ryan Gosling), cada vez mais fascinado pela vida no novo mundo. Enquanto isso, Barbie tem dificuldades para se ajustar, e precisa enfrentar vários momentos nada coloridos até descobrir sua verdadeira beleza.
Oppenheimer é ambientado na Segunda Guerra Mundial e acompanha a vida de J. Robert Oppenheimer (Cillian Murphy), físico teórico da Universidade da Califórnia e diretor do Laboratório de Los Alamos durante o Projeto Manhattan - que tinha a missão de projetar e construir as primeiras bombas atômicas. A trama acompanha o físico e um grupo formado por outros cientistas ao longo do processo de desenvolvimento da arma nuclear que foi responsável pelas tragédias nas cidades de Hiroshima e Nagasaki, no Japão, em 1945.