Sem dúvida, O Sexto Sentido é um dos filmes mais rentáveis da história do cinema e não é mais apenas mais um título do gênero terror: tornou M. Night Shyamalan conhecido e pertence ao imaginário popular graças a clipes e memes compartilhados na internet.
NÚMEROS VERDADEIRAMENTE ASTRONÔMICOS
Bruce Willis, agora aposentado devido a uma doença degenerativa, recebeu um salário de 14 milhões de dólares para ser o protagonista de O Sexto Sentido. Pode parecer pouco, especialmente se compararmos com o recorde absoluto de Robert Downey Jr. e Will Smith, que levaram para casa US$ 40 milhões cada por Capitão América: Guerra Civil e King Richard: Criando Campeãs, respectivamente.
Agora, uma coisa é o salário e outra os benefícios gerados pelo ator de determinado filme. No caso de Downey Jr. e Smith, foram 40 milhões de dólares, o mesmo valor que receberam em salário. O que Reeves ganhou pelas duas primeiras sequências de Matrix chega a US$ 156 milhões. Se fizermos a média, poderíamos dizer que o ator que interpreta John Wick ganhou 78 milhões de dólares por cada um deles.
Agora vêm os números vertiginosos de Bruce Willis: só por sua participação em O Sexto Sentido chegou a entrar em suas contas nada menos que 100 milhões de dólares. Tudo isso para um único filme. A isso devemos acrescentar, é claro, o salário de 14 milhões, uma minúcia em comparação.
ÚLTIMOS PAPÉIS DE BRUCE WILLIS
É triste, mas é verdade. Aquele que foi uma das estrelas de cinema mais populares dos anos oitenta e noventa está atualmente aposentado por causa da demência. No entanto, neste ano ainda teve tempo para lançar os seus dois últimos filmes, dois títulos que não estão à altura de uma carreira que deu filmes tão marcantes como os já referidos O Sexto Sentido, Vidro, A Morte lhe Cai Bem ou Pulp Fiction.
O primeiro deles é Detective Knight: Rogue, um filme de ação que sequer foi lançado nos cinemas do nosso país, e Assassin, outro thriller inédito no Brasil em que um homem morre durante um experimento militar e um ex-soldado precisa tomar seu lugar secretamente para saber quem o assassinou.
Felizmente, temos uma filmografia cheia de títulos muito marcantes para continuar desfrutando de um homem que, graças ao cinema, já é imortal.