Minha conta
    "Eu avisei e vocês não ouviram": Foi este o alerta que o diretor de O Exterminador do Futuro fez sobre inteligência artificial há décadas
    Jefferson Sousa
    Jefferson Sousa
    Jornalista, documentarista e pesquisador de cultura popular. Ama contar e ouvir histórias especiais de pessoas comuns.

    Embora a Inteligência Artificial seja um dos temas importantes da greve de atores e roteiristas em Hollywood, o diretor James Cameron deu sua opinião sobre a ameaça dessa ferramenta tecnológica.

    A histórica dupla greve de roteiristas e atores e atrizes do WGA (Writers Guild of America) sob o impulso da SAG-AFTRA (Screen Actors Guild - Federação Americana de Artistas de Televisão e Rádio) contra os estúdios ainda está a todo vapor. Os dois sindicatos defendem uma revalorização dos direitos e das condições de trabalho, um aumento dos salários fixos e residuais, nomeadamente nos conteúdos de streaming e processos de casting menos pesados.

    O Exterminador do Futuro
    O Exterminador do Futuro
    Data de lançamento 18 de abril de 1985 | 1h 47min
    Criador(es): James Cameron
    Com Arnold Schwarzenegger, Jorgeh Ramos, Michael Biehn, Linda Hamilton
    Usuários
    4,4
    Assista agora no Prime Video

    Mas há outra causa que faz com que as personalidades da área reajam enormemente: a Inteligência Artificial. Os dois sindicatos manifestam-se a favor de um enquadramento para a utilização da IA, com regulação ética do uso dos rostos dos artistas, com o seu consentimento, e garantia de remuneração adequada quando o desempenho tecnológico for implementado, mas também contra a geração de scripts por computador.

    Tom Cruise havia feito disso uma de suas preocupações quando tentou argumentar com os estúdios e a AMPTP (Aliança de Produtores de Cinema e Televisão) no mês passado, antes da greve. A estrela de Missão Impossível: Acerto de Contas Parte 1 em que os perigos da IA estão no centro da história - de fato participou de uma sessão de negociação com representantes de ambas as partes para tentar encontrar uma saída, sem sucesso.

    JAMES CAMERON X INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL

    Hoje, é outro grande nome do cinema que se manifestou sobre Inteligência Artificial: James Cameron. O diretor de Avatar fez saber que nunca usará essa ferramenta para escrever um roteiro. Em entrevista à CTV News, ele expressou suas dúvidas sobre a capacidade da IA de escrever "uma boa história":

    É preciso ser humano para escrever um bom roteiro. Não conheço ninguém que esteja considerando usar IA para escrever um roteiro

    Mesmo que ele seja bastante veemente sobre a incapacidade de uma IA de escrever um bom roteiro, ele não leva o assunto de ânimo leve. "Vamos esperar 20 anos, e se uma IA ganhar o Oscar de melhor roteiro, acho que teremos que levar isso a sério", acrescentou.

    Mas a preocupação do diretor é outra:

    Acho que a militarização da IA é o maior perigo. Acho que vamos enfrentar o que poderia ser o equivalente à corrida armamentista nuclear, e se não trabalharmos nisso, outros o farão, e a situação vai piorar
    Cena de O Exterminador do Futuro, de James Cameron Columbia TriStar Filmes
    Cena de O Exterminador do Futuro, de James Cameron

    James Cameron acredita que uma IA será capaz de combater outros computadores tão rapidamente que a espécie humana não será capaz de intervir. "Eu avisei em 1984 e vocês não ouviram", brincou o diretor.

    Ele se refere ao filme O Exterminador do Futuro, que conta a história da guerra entre o que resta da humanidade, dizimada por um holocausto nuclear, e as máquinas da Skynet, um sistema de computador controlado por inteligência artificial em 2029.

    Seu ator principal, Arnold Schwarzenegger, havia falado recentemente, via People, sobre o assunto em um evento em Los Angeles, evocando o filme de James Cameron:

    Hoje, todo mundo tem medo disso, todo mundo tem medo de saber onde isso vai nos levar. E em O Exterminador do Futuro estávamos falando de máquinas se tornando autoconscientes e assumindo o controle. Agora, ao longo das décadas, tornou-se uma realidade. Portanto, não é mais fantasia ou uma ideia futurista. Está acontecendo hoje. É a escrita extraordinária de James Cameron.

    Após as declarações de James Cameron, outro diretor expressou sua preocupação com a IA. Guillermo del Toro citou a entrevista de seu colega e amigo com esta mensagem no Twitter: "Uma IA que não é regulamentada, que não é verificada, que não é dominada e que é subestimada apenas pela ganância pode ser o último golpe de fracasso antes de sermos controlados".

    Embora seja impossível determinar quanto tempo durará a dupla greve de roteiristas e atores, é certo que a Inteligência Artificial continuará sendo um grande tópico de discussão quando novas negociações forem colocadas em prática entre os estúdios e os dois sindicatos.

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Back to Top