Os dados de bilheteria nos Estados Unidos comprovam que Wes Anderson alcançou os melhores resultados de sua carreira com Asteroid City, longa que estreou com elogios no Festival de Cannes em 2023 e traz a visão particular do cineasta sobre o cinema de ficção científica.
O recorde até agora era detido por O Grande Hotel Budapeste que arrecadou 8,5 milhões de dólares no fim de semana de 28 e 30 de março de 2014. O filme foi ganhando mais salas de cinema nas duas semanas seguintes, mas nunca conseguiu ultrapassar esse número. Uma estratégia diferente da de Asteroid City, que em seu segundo fim de semana já pôde ser visto em 1.675 cinemas norte-americanos.
É evidente que o elenco muito poderoso de Asteroid City o ajudou a alcançar esse sucesso, mas é bem provável que a moda no TikTok, em que os usuários publicaram vídeos tentando emular o estilo de Wes Anderson por meio de inteligência artificial, tenha feito seu cinema alcançar mais públicos. O próprio diretor foi contundente ao dizer que não queria ver nenhum desses vídeos, mas vê-se que isso teve seu lado positivo.
Por enquanto, Asteroid City acumula uma receita mundial de 17 milhões de dólares. Ainda falta ser rentável - custou 25 milhões -, mas também há vários países para estrear e muitas semanas nos cinemas ainda estão por vir. A questão é se ele também será a maior bilheteria de Wes Anderson quando terminar sua turnê comercial nos cinemas. Essa honraria pertence ao O Grande Hotel Budapeste, com uma coleção de 163,5 milhões de dólares.
A previsão é que Asteroid City faça a sua estreia nos cinemas brasileiros a partir de 10 de agosto de 2023.