Para entender a comoção com Tenet é preciso se colocar em modo de pandemia. Estamos em agosto de 2020 e nenhum dos filmes lançados trouxe as pessoas de volta ao cinema. Entre reprises contínuas de clássicos, você tinha que tentar fazer uma jogada. E então Christopher Nolan entra.
TENET E NÃO TENET
Numa altura em que todos os produtores aproveitaram para lançar longas duvidosos, como Os Novos Mutantes, na Warner arriscaram com Tenet para testar a bilheteira. O resultado? Apesar de sua arrecadação de 365 milhões, ainda foi pouco. Isso não quer dizer que o boca a boca foi ótimo e, aos poucos, ganhou fama como um daqueles filmes de Nolan que você nunca entende completamente.
Oppenheimer e Tenet têm conexão? Christopher Nolan relembra referência no filme de 2020 (Entrevista)Uma fama um tanto injusta, porque Tenet realmente não é tão complexo (nem Amnésia ou A Origem), mas o suficiente para que tenham feito mapas de todo o filme para não perdermos um único segundo ou, se formos grandes fãs, para poder imprimir e pendurar na nossa sala. Será que você consegue entender? Tenha cuidado, porque não há nenhum detalhe que seja esquecido:
Christopher Nolan deve ser um dos poucos que em um cenário pós-pandemia gastou menos dinheiro do que no anterior: se Tenet custou US$225 milhões, com Oppenheimer foram US$100 milhões. No final das contas, o diretor não poderia ser o salvador do cinema que ele gostaria, mas, claro, sua coragem ficou para a história.