Quando nos juntamos para selecionar os melhores filmes do ano de 2020, filmes que saíram tanto do cinema quanto do streaming entraram na corrida - desde o thriller surpresa de Adam Sandler, Joias Brutas, e a ação imersiva da Segunda Guerra Mundial, 1917, até o divertido mistério de Entre Facas e Segredos, recheado de estrelas, para o remake magistral do romance clássico Adoráveis Mulheres. Mas o número 1 na lista dos melhores filmes do ano vai para Tenet.
Christopher Nolan entregou um cinema muito, muito bom. Não é de admirar que ele não demorou para entrar no catálogo da HBO Max e está disponível para alugar e comprar em diversas plataformas.
Tenet: espetacular, complexo, inovador
Christopher Nolan adora brincar com o tempo. Seja em Amnésia, Dunkirk ou Interestellar – ele prefere não aceitar o fluxo do tempo como algo simples, mas sim fazer dessa constante uma variável que corre como um fio vermelho na carreira do célebre cineasta. Este fio também passa por Tenet - e também é amarrado pela ficção científica complexa de acordo com todas as regras da arte.
No centro, está um agente da CIA (John David Washington) que é contratado por uma organização supersecreta como protagonista de uma missão inédita. Seu cliente está pronto para acionar todos os gatilhos necessários para evitar uma terceira guerra mundial. Um desses gatilhos: itens invertidos. Os objetos que se movem para trás no tempo parecem fazer parte de uma declaração de guerra do futuro - e a chave para evitar o fim do mundo.
Mesmo que Tenet seja um daqueles filmes que você definitivamente deveria ter visto na tela grande e com o melhor sistema de som possível, agora, mais de dois anos após o lançamento no cinema, o streaming tem que ser suficiente para o bem ou para o mal . Não se engane, porque o maior trunfo do filme é a originalidade - e ele não deixa que isso seja tirado nem da menor tela. (Embora isso não signifique que você deva assistir Tenet em seu tablet ou mesmo em seu smartphone!).