Oppenheimer, novo filme de Christopher Nolan, conta a história de J. Robert Oppenheimer, o "pai da bomba atômica" interpretado por Cillian Murphy – cientista líder do Projeto Manhattan, responsável pela criação da bomba atômica na Segunda Guerra Mundial. Charles, neto de Oppenheimer na vida real, revelou à Time que gostou do filme, mas uma cena polêmica presente na adaptação acabou incomodando bastante ele.
O filme de Christopher Nolan é uma adaptação do livro "Oppenheimer: O triunfo e a tragédia do Prometeu americano" (publicado no Brasil pela Intrínseca), e levou para as telonas uma cena que não é precisa historicamente, de acordo com o neto do cientista.
Cena polêmica de Oppenheimer é uma "revisão histórica", afirma neto do cientista
Esse momento em questão está logo no começo do filme, quando Oppenheimer (Cillian Murphy) tenta envenenar seu exigente professor na Universidade de Cambridge, Patrick Blackett (James D'Arcy), com uma maçã injetada com cianeto de potássio.
"Quando conversei com Chris Nolan, a certa altura ele disse algo mais ou menos como: 'Eu sei contar uma história sobre esse assunto. Haverá partes que você terá que dramatizar um pouco e partes que serão alteradas. Como membros da família, acho que vocês vão gostar de alguns papéis e não gostar de outros'. Isso provavelmente me levou a aceitar o filme, embora eu o tenha visto muito tarde, logo quando foi lançado. Como uma representação dramatizada da história, foi realmente preciso. Há partes das quais discordo, mas não por causa de Nolan", indica Charles sobre suas impressões majoritariamente positivas.
"A parte que eu menos gosto é essa referência à maçã envenenada, que era um problema no [livro] Prometeu americano. Se você ler o Prometeu americano com bastante atenção, os autores dizem: 'Não sabemos realmente se isso aconteceu'. Não há registro dele tentando matar alguém. Essa é uma acusação muito séria e é uma revisão histórica. Não há um único inimigo ou amigo de Robert Oppenheimer que tenha ouvido isso durante sua vida e considerado verdadeiro", explica o neto de Oppenheimer sobre a cena polêmica.
"Eu definitivamente teria removido a coisa da maçã. Mas não consigo me imaginar dando conselhos sobre filmes para Nolan. Ele é um especialista, ele é o artista e um gênio nessa área", completa Charles Oppenheimer sobre o que ele mudaria no filme.
Oppenheimer acompanha a vida de J. Robert Oppenheimer (Cillian Murphy), físico teórico da Universidade da Califórnia e diretor do Laboratório de Los Alamos durante o Projeto Manhattan - que tinha a missão de projetar e construir as primeiras bombas atômicas. A trama acompanha o físico e um grupo de outros cientistas ao longo do processo de desenvolvimento da arma nuclear responsável pelas tragédias em Hiroshima e Nagasaki.