Depois de dirigir os últimos quatro sucessos de bilheteria de Harry Potter, David Yates decidiu continuar a saga mágica com a franquia Animais Fantásticos. No meio, no entanto, o britânico escorregou em seu filme mais adulto até agora com A Lenda de Tarzan. Não apenas Alexander Skarsgård (Godzilla vs Kong) estava disponível como o herói do título, como Margot Robbie do já sucesso Barbie e as estrelas cult de Tarantino, Samuel L. Jackson (Pulp Fiction) e Christoph Waltz (Bastárdos Inglórios), os papéis principais restantes também foram escalados com toques de primeira linha.
A HISTÓRIA DE A LENDA DE TARZAN
Já se passaram dez anos desde que Tarzan (Alexander Skarsgård) deixou a selva africana para retornar à civilização. Criado entre macacos, o aristocrata agora vive na Inglaterra com sua amada Jane (Margot Robbie) como o Conde de Greystoke. Um dia, ele foi contatado pelo Parlamento britânico. Como embaixador especial para questões comerciais, ele viajará para a Bacia do Congo e cuidará dos negócios de mineração do país por lá.
Sessão de Barbie termina em briga em São Paulo e prova que nem todo mundo captou a mensagem do filmeQuando, depois de muita hesitação, ele aceita, Tarzan não sabe que pretende ser apenas um peão em uma trama mortal de vingança e ganância. O militar belga de alto escalão Leon Rom (Christoph Waltz) é o mentor da operação, que deve atrair Tarzan para uma armadilha e trazer-lhe poder e riquezas incalculáveis. Mas Rom e seus cúmplices locais em torno do chefe Mbonga (Djimon Hounsou) não têm ideia de onde se meteram.
OS MUITOS TONS DO HERÓI DA SELVA
Até o momento, já foram lançados mais de 100 longas-metragens com e sobre o herói da selva criado pelo escritor americano Edgar Rice Burroughs. O espectro varia do filme mudo Tarzan and the Apes (1918) As doze aventuras cult em preto e branco com o campeão olímpico Johnny Weissmuller ao sombrio Greystoke - A Lenda de Tarzan, O Rei da Selva com Christopher Lambert. Há também o satírico-experimental de Andy Warhol , bem como o sucesso de animação da Disney, Tarzan com canções clássicas de Phil Collins.
Como esta pequena lista sugere, o modelo obviamente oferece muitas possibilidades para diferentes interpretações. A Lenda de Tarzan também oferece uma abordagem distinta. Apesar de algumas irregularidades na narrativa, os roteiristas Adam Cozad (Operação Sombra - Jack Ryan) e Craig Brewer (Ritmo de um Sonho) encontraram uma maneira totalmente criativa de vincular a história fictícia a eventos e personalidades históricos reais. Além disso, eles e o diretor Yates conseguiram transferir o veterano cavalo de guerra para o presente cinematográfico.
Como atesta a nossa sólida crítica de 2,5 estrelas, “A Lenda de Tarzan não mente ao espectador. Os fãs do icônico personagem encontrarão tudo que se espera da história: balanços entre as árvores da floresta, o potente grito vindo da selva, a paixão por Jane, um vilão perverso que despreza a natureza; momentos de perigo e redenção, discursos sobre o humanismo e sobre a ecologia.”