"O mundo mudou. Sinto na água. Sinto na terra. Sinto o cheiro no ar." Este é o começo de mais de nove horas de uma das melhores sagas de todos os tempos. O Senhor dos Anéis: A Sociedade do Anel marcou, num panorama cinematográfico pós-11 de setembro de 2001 que ainda se encontrava sem saber responder um antes e um depois.
QUEM QUER ÁGUIAS TENDO CARROS?
A Sociedade do Anel foi um marco, entre outras coisas, por sua extrema coragem: os três filmes da saga foram rodados ao mesmo tempo ao invés de esperar para ver a bilheteria (como aconteceu com Duna). O resultado foi uma trama muito mais coesa, alguns atores dedicados (não é à toa que as filmagens duraram um ano e dois meses). E tudo para que, no final, um detalhe que eles não esperavam escapasse.
Peter Jackson destruiu uma estrela de Hollywood na busca por elenco de O Senhor dos Anéis: “Ele era o pior ator que já vi na minha vida"Enquanto Sam (Sean Astin) e Frodo (Elijah Wood) estão caminhando pelo campo (curiosamente no famoso meme Sam Goes Lentin) e conversando sobre a dura correria que eles têm que fazer, de repente um carro apareceu do lado direito para surpresa de todos, atravessando a tela de fundo. Muitas reclamações sobre as águias, mas em uma corrida eles teriam chegado a Mordor antes.
Mas se você colocar o DVD (ou Blu-Ray) vai se deparar com uma surpresa: esse carro não existe mais. E o próprio Peter Jackson explica o motivo: "Não olhamos para o carro até a hora da edição do filme. A fumaça e a poeira não eram tão ruins porque já havia muita, mas o maldito para-brisa refletia o sol na lente da câmera. Então, apagamos para o DVD. Acho que algumas pessoas ficaram chateadas porque tentaram mostrá-lo a seus amigos e ele havia sumido."