Desde que foi lançado no catálogo da Netflix, De Tirar o Fôlego começou a ser bastante comentado pelo público no streaming, um intenso documentário produzido pela A24 que nos aproxima das profundezas do mar pelas mãos de dois mergulhadores.
Documentário nos leva ao coração do mar
De Tirar o Fôlego chegou à Netflix em meados de julho e desde então esteve na lista dos filmes mais vistos da plataforma, uma das maiores surpresas da streaming em 2023.
O documentário teve sua primeira exibição em janeiro no Festival de Sundance, e mais recentemente foi lançado na Netflix. É escrito e dirigido por Laura McGann, co-produzido por A24, RAW e Ventureland com duração de uma hora e quarenta minutos.
Conta a história real de Alessia Zecchini, mergulhadora italiana e campeã de mergulho livre, definido como "um dos esportes radicais mais mortais", em que vence quem conseguir o mergulho mais profundo. No entanto, ela não estava sozinha. Ao seu lado estava Stephen Keenan, seu parceiro e um dos melhores mergulhadores de segurança que a acompanhou no caminho para a realização de seu sonho: quebrar o recorde mundial de mergulho livre e ser o mergulhador mais profundo de todos os tempos. Um desafio e tanto que você pode descobrir neste tenso documentário que está disponível no catálogo da Netflix.
"Foi como descobrir que havia um grupo de pessoas que sabia voar", disse a diretora Laura McGann ao A.frame sobre quando descobriu o mergulho livre, tema do documentário. "Eu li sobre Alessia no The Irish Times, e a primeira coisa que realmente me ocorreu foram as imagens dos mergulhadores prendendo a respiração debaixo d'água. Eles estavam se comportando mais como focas e golfinhos do que como pessoas. Pensei: 'Nunca vi isso antes. Não sei se mais alguém viu, e certamente acho que seria incrível ver na tela grande".
De Tirar o Fôlego é um documentário original da Netflix que acompanha a impressionante jornada de Alessia Zecchini, uma premiada mergulhadora italiana que treinou incansavelmente para bater o recorde mundial de mergulho livre. Porém, ela não esteve sozinha nessa missão: Alessia também contou com a ajuda de Stephen Keenan, seu fiel treinador e especialista em segurança. Compartilhando a paixão pelo mergulho livre, o documentário mostra as recompensas e desafios do sonho compartilhado pela dupla, mostrando sua paixão quase obsessiva pelos oceanos e como os dois estiveram dispostos a fazer e arriscar tudo a fim de conquistarem um lugar na história.