Diferentemente de Nicholas Hoult, que perdeu os papéis de Batman e Superman, um ator teve a oportunidade de interpretar os dois principais heróis da DC, mas recusou. Estou falando de Josh Hartnett, que ficou longe dos holofotes de Hollywood e está fazendo seu grande retorno ao cinema em Oppenheimer, novo filme de Christopher Nolan.
No início dos anos 2000, Josh Hartnett foi considerado a próxima grande estrela de Hollywood ainda no começo de sua carreira, com papéis em filmes como Pearl Harbor e Falcão Negro em Perigo, ambos de 2001. Alguns anos depois, o ator ficou cada vez mais afastado dos holofotes e chamou atenção apenas na série de fantasia Penny Dreadful.
Josh Hartnett rejeitou Superman e Batman
Em 2003, surgiram notícias de que Josh Hartnett interpretaria o Superman em um novo filme do herói da DC. No entanto, o ator recusou o papel nos cinemas. Em entrevista ao Metro, o ator comentou que não quereria assinar um contrato que o prendesse a uma franquia por muito tempo. "Havia muitos poderes que queriam que eu perseguisse esses filmes, mas sempre me interessei por histórias sobre pessoas e não queria ser encaixotado nesse tipo de super-herói. Naquela época, muitos atores tiveram que lutar muito para recuperar suas carreiras depois de interpretar esses personagens", disse Hartnett.
Como Superman, Josh Hartnett recusou o papel de Batman, que foi oferecido para ele antes mesmo de Christian Bale interpretar o personagem na trilogia de Christopher Nolan. Ele confessou à Playboy que isso aconteceu por causa da fama repentina que foi "avassaladora" e ele resolveu priorizar sua família e filmes menores. De acordo com o Comic Book Movie, Hartnett estava muito mais interessado em estrelar O Grande Truque, mas Nolan não queria escalar o ator. Em retrospecto, ele se arrependeu mais de recusar Nolan, o que afetou seu relacionamento com o diretor, do que o papel do Superman.
Oppenheimer marca o grande retorno de Josh Hartnett ao cinema
Em entrevista ao MR PORTER no início de 2021, o ator falou sobre se aposentar de Hollywood principalmente porque preferia viver sua vida. Nesse tempo, porém, ele tem retomado sua carreira no cinema. Hartnett apareceu em papéis coadjuvantes nos filmes mais recentes de Guy Ritchie, Infiltrado e Esquema de Risco: Operação Fortune.
O ator está comemorando seu maior retorno cinematográfico até agora com um importante papel coadjuvante que o reconciliou com a oportunidade perdida que ele teve na época. No novo filme de Christopher Nolan, Oppenheimer, sobre o inventor da bomba atômica, Hartnett interpreta o conhecido físico nuclear americano e vencedor do Prêmio Nobel, Ernest Lawrence. O filme está atualmente em exibição nos cinemas brasileiros.