Minha conta
    "É óbvio que George Lucas viu": Esse filme esquecido inspirou Star Wars? Para Tarantino, a resposta é sim!
    Marco Rigobelli
    Marco Rigobelli
    Marco é tradutor e redator. Tem uma história pessoal com O Bebê de Rosemary, acha que 10 Coisas que Eu Odeio em Você é um dos maiores filmes já feitos e pode passar horas contando fatos aleatórios sobre O Senhor dos Anéis.

    Descubra qual filme de ficção científica teria inspirado George Lucas na produção de Star Wars, de acordo com Quentin Tarantino.

    Tão cinéfilo quanto mestre da direção, Quentin Tarantino recomenda esta "obra-prima" de ficção científica que é o primeiro longa-metragem de John Carpenter, Dark Star, lançado em 1974.

    Dark Star
    Dark Star
    1h 25min
    Criador(es): John Carpenter
    Com Brian Narelle, Cal Kuniholm, Dre Pahich
    Usuários
    2,8

    Em 2150, a espaçonave Dark Star é encarregada de destruir planetas considerados instáveis. Mas depois de lançar uma nova bomba destrutiva em um planeta desconhecido, a tripulação atinge uma nuvem eletromagnética e a Dark Star é danificada.

    Bryanston Distributing Company

    Não se engane, o filme é uma comédia de ficção científica, roteirizada pelo próprio Carpenter com Dan O'Bannon, futuro roteirista de Alien, A Volta dos Mortos-Vivos e O Vingador do Futuro. Dark Star é um projeto estudantil de 68 minutos que gradualmente se transformou em um filme de uma hora e 23 minutos com financiamento externo.

    Ao microfone do The Video Archives, Quentin Tarantino fez questão de explicar o que o filme havia inventado e que, segundo ele, foi retomado em Star Wars:

    [Carpenter e O'Bannon] antecederam o salto na velocidade da luz de Star Wars. É óbvio que George Lucas viu isso e usou essa ideia para a própria viagem na velocidade da luz.

    Lembre-se que quando Dark Star saiu, ainda eram três anos antes do lançamento de Star Wars , o universo criado por George Lucas. Tarantino é um grande fã do filme.

    A inteligência artificial presente na nave, e que se mostra rebelde aos poucos, é inspirada no HAL 9000 de 2001: Uma Odisséia no Espaço, de Stanley Kubrick, lançada cinco anos antes e que levará à voz da Mãe, ouvida a bordo do Nostromo de Alien, O Oitavo Passageiro. Também encontramos em ambos os filmes o tema do confinamento, que anda de mãos dadas com a solidão do astronauta.

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top