Oppenheimer é o novo filme de Christopher Nolan e coloca Cillian Murphy como o "pai da bomba atômica", papel mais importante dele nos cinemas. Justamente por isso, o ator conhecido como Thomas Shelby de Peaky Blinders teve um processo intenso de preparação e dedicação para a atuação – o que impressionou seus colegas de elenco.
“Nunca tinha visto isso”: Cillian Murphy se surpreendeu com decisão de Christopher Nolan em Oppenheimer (Entrevista)Em entrevista à People, Robert Downey Jr. confessou que ficou chocado com o nível de comprometimento de Cillian Murphy em Oppenheimer. "Nunca testemunhei um sacrifício maior por parte de um ator principal em minha carreira", revela o ator. "Ele sabia que seria um desafio colossal quando Chris [Nolan] ligou para ele. Mas acho que ele também teve a humildade necessária para sobreviver desempenhando um papel como esse".
Downey, que interpreta Lewis Strauss no filme, o presidente da Comissão de Energia Atômica, deu mais detalhes sobre essa dedicação de Murphy ao papel de J. Robert Oppenheimer. "Nós pensávamos: 'Ei, temos um fim de semana de três dias. Talvez possamos comprar antiguidades em Santa Fé. O que você vai fazer?' 'Oh, eu tenho que aprender 30.000 palavras em holandês. Divirta-se'. Mas essa é a natureza do desafio".
Quem também não poupou elogios ao ator foi Florence Pugh, que assume o papel de Jean Tatlock na produção, um dos maiores interesses amorosos de Oppenheimer. "Chris teve um dos protagonistas mais incríveis em Cillian. Ele é um ator que venho observando há algum tempo e estou desesperado para trabalhar há muito tempo. Você teria que estar louco para dizer não. Foi realmente uma das melhores experiências que já tive".
"Trabalhar com ele foi extremamente impressionante. Todos os dias ele aparece sabendo de todas as maneiras possíveis, entonação, inflexão de como dar vida a esse personagem. Isso foi extremamente impressionante para mim. Há uma razão pela qual ele é um dos grandes". O elenco de Oppenheimer já havia revelado que Cillian Murphy ficou isolado durante as filmagens. "Você sabe que quando você tem esses grandes papéis, essa responsabilidade, você sente que é meio opressor", confessou o ator anteriormente.
Obviamente, tudo isso coloca o nome de Cillian Murphy como um dos favoritos na temporada de premiações, com chances de uma vitória como melhor ator no Oscar.
Oppenheimer acompanha a vida de J. Robert Oppenheimer (Cillian Murphy), físico teórico da Universidade da Califórnia e diretor do Laboratório de Los Alamos durante o Projeto Manhattan - que tinha a missão de projetar e construir as primeiras bombas atômicas. A trama acompanha o físico e um grupo de outros cientistas ao longo do processo de desenvolvimento da arma nuclear responsável pelas tragédias em Hiroshima e Nagasaki.