Minha conta
    Indiana Jones 5 contém um dos mais famosos easter eggs da história do cinema - mas pouquíssimos fãs conseguiram ouvir
    Giovanni Rodrigues
    Giovanni Rodrigues
    -Redação
    Já fui aspirante a x-men, caça-vampiros e paleontólogo. Contudo, me contentei em seguir como jornalista. É o misto perfeito entre saber de tudo um pouquinho e falar sobre sua obsessão por nichos que aparentemente ninguém liga (ligam sim).

    Muitas pessoas podem não ter notado a lendária referência em Indiana Jones e A Relíquia do Destino, mas os fãs, é claro, o notaram imediatamente - ou melhor, o ouviram.

    Na era das tendências conhecidas da internet e dos gigantescos universos interconectados de filmes e séries, como o Universo Cinematográfico da Marvel, os Easter Eggs se estabeleceram como um componente fixo da cultura pop. São pequenas referências cruzadas ou alusões que não precisam necessariamente estar intimamente ligadas a uma história em si, mas que parecem imediatamente familiares e, portanto, causam entusiasmo regularmente - e começaram muito antes da Marvel.

    Alfred Hitchcock, por exemplo, começou desde cedo a fazer breves aparições em seus filmes, que seu público aguardava com crescente expectativa - e Steven Spielberg também não é avesso a esses artifícios: em Indiana Jones e o Templo da Perdição, por exemplo, há uma alusão mundialmente famosa a Star Wars escondida, mas isso não é nada comparado à piada recorrente que a série Indy vem trazendo há mais de 40 anos. Assim como Spielberg nos filmes anteriores de Indiana Jones, James Mangold também se baseia no mundialmente famoso Grito de Wilhelm em Indiana Jones e A Relíquia do Destino.

    Indiana Jones e A Relíquia do Destino
    Indiana Jones e A Relíquia do Destino
    Data de lançamento 29 de junho de 2023 | 2h 34min
    Criador(es): James Mangold
    Com Harrison Ford, Phoebe Waller-Bridge, Mads Mikkelsen
    Imprensa
    2,9
    Usuários
    3,7
    Adorocinema
    3,5
    Assista agora no Disney +

    Quando assistir ao primeiro filme, preste atenção na cena da espetacular sequência de abertura (com um jovem Harrison Ford) em que Indy joga um nazista de um trem em movimento. Indy entra no trem do qual está tentando libertar seu velho amigo Basil Shaw (Toby Jones) - e onde, aliás, parece estar a Santa Lança - e derruba um dos capangas de Jürgen Voller (Mads Mikkelsen) do veículo. O grito que ele solta não é apenas um rugido do ator, mas, na verdade, um trecho de som que todo fã de cinema provavelmente já ouviu antes.

    O GRITO DE WILHELM: QUEM NÃO O CONHECE?

    Lucasfilm Ltd. & TM. All Rights Reserved

    Mais de sete décadas (!) se passaram desde que o Grito de Wilhelm (presumivelmente) soou pela primeira vez. No faroeste The Devil's Brigade (A Brigada do Diabo), de Raoul Walsh, um homem soltou o grito quando estava sendo comido por um jacaré. No entanto, ninguém imaginaria na época que essa cena teria tanta relevância histórica para o cinema.

    O "Wilhelm Scream" (no original) tornou-se parte de uma biblioteca pública de sons na década de 1950 e acabou recebendo o nome de um personagem em The Charge at Feather River (1953) - antes de finalmente se tornar mundialmente famoso.

    Indiana Jones e A Relíquia do Destino conquistou o que ninguém conseguiu em 3 anos; filme bateu recorde curioso

    Entre os cineastas, o grito de Wilhelm, que, aliás, supostamente tem a voz do cantor, ator e comediante Sheb Wooley, que morreu em 2003, é há muito tempo uma piada que equivale a uma declaração de amor ao cinema - e é a favorita quando um personagem coadjuvante morre (ou pelo menos cai). Você não se lembra de ter ouvido o grito? Duvida que ele seja realmente tão comum? A lista a seguir contém apenas uma fração dos filmes em que o Wilhelm Scream aparece:

    Mangold atinge o equilíbrio perfeito para atender aos fãs sem dar a todos os outros a sensação de que simplesmente não entenderam ou perderam algo - e é exatamente aí que os easter eggs funcionam melhor.

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Back to Top