Há 10 anos, Invocação do Mal (2013) chegou aos cinemas nos Estados Unidos (no Brasil, ele foi lançado em 13 de setembro), filme de James Wan estrelado por Vera Farmiga e Patrick Wilson que começou a franquia de terror com maior bilheteria da história. Uma década depois, relembramos aqui a importância de Invocação do Mal para o gênero.
Invocação do Mal se passa em 1970, quando os investigadores paranormais e demonologistas Lorraine (Vera Farmiga) e Ed (Patrick Wilson) Warren são convocados para a casa de Carolyn (Lili Taylor) e Roger (Ron Livingston) Perron. O casal e suas cinco filhas se mudaram recentemente para uma casa de fazenda isolada, e logo começaram a sentir uma presença sobrenatural. Embora as manifestações sejam relativamente inofensivas nos primeiros dias, os eventos logo se agravam de maneira horrível para os Perrons, especialmente depois que os Warrens descobrem a história macabra da casa.
10 anos de Invocação do Mal e o começo de uma franquia de sucesso em Hollywood
Desde Jogos Mortais (2004), James Wan estabeleceu uma carreira elogiada no terror com Gritos Mortais (2007), Sobrenatural (2010) e Sobrenatural: Capítulo 2 (2013), e o sucesso de Invocação do Mal reforçou seu nome como um novo mestre do gênero.
Os dois primeiros filmes de Sobrenatural mostraram o potencial de James Wan para contar histórias sobrenaturais ao lado da criação de criaturas / entidades icônicas e assustadoras para os fãs do gênero. Com mais dinheiro, o cineasta aprimorou essas habilidades em Invocação do Mal, acompanhando o casal real de investigadores de fenômenos paranormais Ed e Lorraine Warren – interpretados por Patrick Wilson e Vera Farmiga.
Misturando uma atmosfera de terror sobrenatural e psicológico com um clima de tensão constante atrelado ao eficiente uso de sustos (os famosos jump scares), assim como a presença de entidades assustadoras como Annabelle e Bathsheba, Invocação do Mal de 2013 se consagrou como um dos melhores filmes de assombração do século e foi um enorme sucesso de bilheteria, arrecadando mais de US$ 319 milhões mundialmente.
Desta forma, ele foi o responsável por estabelecer o universo da franquia de terror, composta atualmente por Invocação do Mal (2013), Annabelle (2014), Invocação do Mal 2 (2016), Annabelle 2 - A Criação do Mal (2017), A Freira (2018), A Maldição da Chorona (2019), Annabelle 3: De Volta para Casa (2019) e Invocação do Mal 3: A Ordem do Demônio (2021). Somados, eles arrecadaram mais de US$ 2 bilhões nas bilheterias. James Wan dirigiu apenas os dois primeiros, mas seguiu como produtor.
“Pessoas que são fãs do gênero terror, seguem uma espécie de casos sobrenaturais da vida real, e tudo isso, todos nós encontramos os Warrens", disse Wan ao Entertainment Weekly. "Uma das coisas que eu queria fazer era tratá-lo como um drama direto, e nem mesmo como um filme de terror. Se eu tirar o horror disso, o filme ainda pode funcionar como um drama familiar normal. Então, eu tive uma visão e sabia que tinha que cumpri-la".
Invocação do Mal (2013) está disponível no catálogo da HBO Max.