Há 15 anos, Batman - O Cavaleiro Das Trevas (2008) era lançado nos cinemas brasileiros, filme de Christopher Nolan considerado por muitos fãs como o melhor filme de super-heróis e a melhor aventura do Homem-Morcego, interpretado por Christian Bale na trilogia formada por Batman Begins (2005) e O Cavaleiro Das Trevas Ressurge (2012).
O Cavaleiro Das Trevas se passa dois anos desde o surgimento do Batman (Christian Bale), então os criminosos de Gotham têm muito o que temer. Com a ajuda do tenente James Gordon (Gary Oldman) e do promotor público Harvey Dent (Aaron Eckhart), ele luta contra o crime organizado. Acuados, os chefes do crime aceitam a proposta feita pelo Coringa (Heath Ledger) e o contratam para combater o Homem-Morcego.
Batman - O Cavaleiro Das Trevas é um marco para o cinema de super-heróis
O fracasso de Batman & Robin (1997) com George Clooney acabou com a reputação do Homem-Morcego, que só iria retornar aos cinemas com Batman Begins (2005) de Christopher Nolan, apresentando Christian Bale no papel do herói da DC. O filme foi um sucesso de crítica e bilheteria, arrecadando mais de US$ 371 milhões e estabelecendo o personagem com uma abordagem mais sombria e realista para sua história.
Com isso, Nolan lançou uma sequência intitulada Batman - O Cavaleiro Das Trevas (2008), construindo uma história sobre a criminalidade em Gotham, com sua visão mais realista dos quadrinhos, e explorando a complexidade moral e psicológica dos personagens. Como não poderia ser diferente, o destaque ficou para o Coringa de Heath Ledger. Inicialmente recebido com desconfiança pelos fãs, o ator de O Segredo de Brokeback Mountain roubou a cena como o vilão com uma interpretação marcante e assustadora, que lhe rendeu um Oscar póstumo – já que Ledger faleceu poucos meses antes do filme.
O Cavaleiro das Trevas foi um marco para o cinema de super-heróis, arrecadou mais de US$ 1 bilhão – o primeiro filme de quadrinhos que alcançou essa marca. Esse feito provou ainda mais para a indústria o quanto essas produções poderiam ser lucrativas. Mais do que isso, ele foi aclamado pela crítica, recebendo nada menos que oito indicações ao Oscar e saindo vitorioso em duas categorias (de Melhor Ator Coadjuvante e Melhor Edição de Som).
Em retrospectiva, a trilogia do Batman de Christopher Nolan, mais especificamente O Cavaleiro das Trevas, tiveram um papel fundamental para que os filmes de super-heróis e adaptações dos quadrinhos fossem respeitadas. Ele também norteou o caminho da DC nos cinemas, já que os filmes do Universo Estendido DC (DCEU) viriam com uma abordagem mais sombria influenciado pelo estilo apresentado por Nolan – tanto que ele foi produtor de O Homem de Aço, Batman Vs Superman: A Origem da Justiça e Liga da Justiça.
Batman - O Cavaleiro Das Trevas está disponível na HBO Max.