Após um bom tempo afastado, o verdadeiro rei da selva retornou em uma obra grandiosa. Em 2017, King Kong voltou às telonas com Kong: A Ilha da Caveira. O que talvez você não saiba é que, para este filme, o diretor Jordan Vogt-Roberts (Os Reis do Verão) se inspirou na obra-prima de guerra Apocalypse Now - e é este último que queremos relembrar aqui.
Kong e Apocalypse Now têm mais em comum do que você imagina
Em 1973, um grupo liderado pelo ex-soldado de elite britânico James Conrad (Tom Hiddleston) decide explorar a misteriosa Ilha da Caveira, no Pacífico Sul. Após um acidente, o grupo fica preso na selva. E logo ela conhece o enorme primata, que, no entanto, apesar do que pudesse parecer, não é seu maior problema.
O imaginário do filme, com seus soldados da selva, marcha por águas rasas, lembra fortemente filmes sobre a Guerra do Vietnã e, de fato, o diretor Vogt-Roberts disse ao Den of Geek que tinha em mente uma espécie de Apocalypse Now com King Kong. No entanto, os paralelos não se limitam a detalhes ópticos.
Os temas subliminares de ambos os filmes também são semelhantes. Em ambos, a jornada de um grupo de soldados se torna mais surreal a cada minuto, até que os limites da mente e da civilização parecem estar completamente quebrados. Nas duas obras, a matança da guerra serve de pano de fundo para a questão de onde realmente estão as fronteiras entre humanos e monstros.
Onde assistir?
Kong: A Ilha da Caveira está disponível no HBO Max. Além de Hiddleston, seus colegas da Marvel Brie Larson (Capitã Marvel) e Samuel L. Jackson (Invasão Secreta) também estão no elenco. Já Apocalypse Now está disponível para aluguel pelo Amazon Prime Video.