Quando se trata de visões sombrias do futuro e da incerteza entre a realidade e o mundo da ilusão, os fãs de ficção científica provavelmente pensam primeiro em Matrix. No entanto, um ano antes do marco revolucionário das Irmãs Wachowski, Cidade das Sombras, de Alex Proyas, deixou sua marca e, inclusive, influenciou obras que vieram muito tempo depois, como A Origem, com Leonardo DiCaprio.
Cidade das Sombras foi um fracasso de bilheteria, mas se tornou um clássico
Na história do filme, o personagem principal John Murdoch (Rufus Sewell) acorda em uma cidade futurista, sem nome e sem memórias. Enquanto é caçado por misteriosos perseguidores, ele descobre o segredo sombrio da cidade e os chamados "estranhos".
Com um orçamento de 27 milhões de dólares, Cidade das Sombras recuperou esse orçamento em todo o mundo após seu lançamento nos cinemas em 1998. mas não foi muito além disso e acabou sendo classificado como um fracasso de bilheteria. Ao longo dos anos, no entanto, a obra de Proyas foi redescoberta e agora é considerada um filme cult do gênero.
Visão sci-fi de Cidade das Sombras inspirou filmes subsequentes
De acordo com um artigo do Slash Film, as irmãs Wachowski assistiram a uma versão inédita de Cidade das Sombras enquanto ainda estavam trabalhando em Matrix. Como Peter Doyle esteve envolvido como colorista em Matrix e Cidade das Sombras, os paralelos visuais também não são coincidência.
Enquanto isso, o aclamado diretor Christopher Nolan também falou sobre como foi influenciado por obras como a visão sombria do futuro de Proyas para seu aclamado blockbuster de ficção científica A Origem, entre outros.
Cidade das Sombras está disponível no Lionsgate+ e para aluguel no Amazon Prime Video e Apple TV.